MinC e CBL estudam parcerias
PublishNews, Redação, 09/03/2017
CBL quer abrir mais livrarias fora dos grandes centros e pediu parceria do MinC para o projeto

Em reunião com representantes do MinC, CBL propõe abertura de livrarias fora dos grandes centros | © Divulgação
Em reunião com representantes do MinC, CBL propõe abertura de livrarias fora dos grandes centros | © Divulgação
Na última segunda-feira, o ministro da Cultura Roberto Freire recebeu representantes da Câmara Brasileira do Livro (CBL) para uma audiência na qual foram debatidas propostas para alavancar a economia do livro. A CBL, representada pelo seu presidente, Luís Antonio Torelli, e pela diretora-executiva, Fernanda Gomes Garcia, propôs a realização conjunta de feiras de literatura e ações que incentivem a abertura de novas livrarias. Mansur Bassit, secretário de Economia da Cultura do MinC e ex-diretor-executivo da Câmara, também participou do encontro. “Fomos muito bem recebidos e percebemos que o ministro fala com propriedade e entusiasmo sobre o livro e a leitura. Levamos dois projetos e o ministro nos garantiu que quer participar ativamente deles”, comentou Torelli sobre a reunião que durou cerca de duas horas.

A primeira destas propostas é uma articulação entre CBL, MinC, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para o incentivo de abertura de livrarias independentes, sobretudo fora dos grandes centros. "Temos cerca de 1,3 mil livrarias para mais de cinco mil municípios. Não adianta haver política de fomento se não há onde comprar os livros. Queremos investir nisso", afirmou. A ideia é formatar um plano de negócios que serva de suporte para gerar o interesse de empreendedores pelo setor livreiro. “O que me levou a pensar nisso foi a quantidade absurda de novos negócios que surgem diariamente. E por que não uma livraria?”, comentou o presidente.

A ideia é que o MinC use sua força para arregimentar financiamentos junto a BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil; o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas entram com a capacitação e formatação de cartilhas e manuais de boas práticas. “Queremos oferecer todo esse bê-á-bá e depois continuar acompanhando esses empreendedores”, completou Torelli. “O ministro gostou muito da ideia. Em nosso favor, temos a defesa de que não adianta estimular o hábito da leitura e depois o leitor não ter onde comprar o livro”, concluiu.

Outro ponto abordado na reunião foi a realização de feiras literárias. "Temos uma experiência muito positiva (nesse quesito), não apenas para venda de livros, mas para a formação de leitores", contou. "Ao trazer autores, tornamos o evento mais atrativo e capacitar professores da região estimula a formação de leitores", exemplificou. A ideia, disse Torelli ao PublishNews, é realizar feiras em cidades-polo. “O ministro visitou recentemente Garanhuns, no Pernambuco, e viu que lá tem um potencial enorme para a realização de uma feira nesses moldes”, comentou Torelli.

“A nossa ideia é replicar o que vinha sendo feito em Passo Fundo [onde acontece a Jornada Nacional de Literatura, evento bienal cancelado na sua última edição]: propor ações antes da realização da feira para que os alunos tenham a chance de conhecer e estudar o autor que visitará a feira. Queremos levar os autores, mas não só para fincar na coisa de tirar selfies e pegar autógrafos”, comentou Torelli. “Se a gente não formar leitores, vamos ficar só correndo atrás do rabo e não acontecerá nada”, finalizou Torelli.

Neste projeto, a CBL ficaria com a parte operacional e o MinC entraria com mediadores de leitura e ações em bibliotecas e escolas.

Agora, a equipe da CBL formatará os projetos que serão apresentados ao ministro.

Tags: CBL, MinC
[09/03/2017 11:06:00]