Com ‘Marcelo, Marmelo, Martelo’, Ruth Rocha volta à lista dos mais vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 17/02/2017
Escritora, que completou 50 anos de carreira no ano passado, não aparecia na lista dos mais vendidos do PublishNews desde 2012

Ruth Rocha volta às listas dos mais vendidos com o quarentão 'Marcelo, Marmelo Martelo' | © Piu Dip / Divulgação
Ruth Rocha volta às listas dos mais vendidos com o quarentão 'Marcelo, Marmelo Martelo' | © Piu Dip / Divulgação

Marcelo, Marmelo, Martelo (Salamandra / Santillana), de Ruth Rocha, é um clássico da literatura infantojuvenil brasileira. Toda uma geração leu as histórias do esperto menino Marcelo que inventava palavras. Lançado originalmente em 1976, o livro foi revitalizado ao ganhar ilustrações de Mariana Massarani e marca agora o retorno de Ruth Rocha à lista dos mais vendidos do PublishNews. A autora não aparecia na lista desde 2012, quando emplacou O coelhinho que não era de Páscoa (Ática). Essa nova edição está na 12ª colocação da lista infantojuvenil dessa semana, com 595 exemplares vendidos.

Marcelo e Ruth fazem companhia para outros clássicos da literatura infantojuvenil na lista: A droga da obediência (Moderna / Santillana), de Pedro Bandeira, coladinho na 13ª posição, com 591 exemplares vendidos; Menina bonita do laço de fita (Ática), de Ana Maria Machado, na 15ª posição, com 522 cópias vendidas, e O pequeno príncipe (Agir), de Antoine Saint-Exupéry, na 18ª colocação, com 452 exemplares vendidos.

As vendas na semana se mantiveram estáveis, com ligeira queda de 2% na comparação com a semana passada. Autoajuda foi a única categoria que apresentou crescimento (5%). Nessa lista, destaca o livro O poder da ação (Gente), de Paulo Vieira, que encabeça Autoajuda e subiu para a segunda posição da lista Geral, com 2.820 exemplares vendidos. Na semana passada, o título estava na 17ª posição da lista Geral. Uma escalada e tanto.

Entre as novidades, estão: Box - Quarteto Smythe-Smith (Arqueiro / Sextante), de Julia Quinn, e Edgar Allan Poe – Coleção Medo Clássico (DarkSide), em Ficção; Vade mecum acadêmico de Direito (Rideel), em Não Ficção; 365 dias com a Divina Misericórdia (Petra / Ediouro), em Autoajuda, e Isolados: o enigma (Novo Conceito) em Infantojuvenil.

O ranking geral das editoras continua liderado pela Sextante, com 18 títulos. A Intrínseca, que na semana passada estava na terceira posição, subiu para a segunda, com 14. O Grupo Companhia das Letras completa o pódio, na terceira posição, com 11 títulos.

[17/02/2017 08:28:00]