Para cair (ou fugir) da folia
PublishNews, Redação, 16/02/2017
Book4you, plataforma que já congrega quase 80 mil usuários, lança listas de livros para ler durante o carnaval

Título, autoria, capa, editora, data de lançamento. Para o Book4You, essas não são as informações mais relevantes na hora de escolher a próxima leitura. Acreditando que o enredo é o que realmente importa em um livro, a startup criou uma nova forma de descobrir histórias. Na plataforma, os livros são organizados em listas temáticas criativas e apresentados apenas por meio de suas sinopses. Lançado em versão beta em dezembro de 2015, o Book4you ganhou um novo site e seu primeiro aplicativo, para Android, em dezembro de 2016. Neste seu primeiro mês, o app já contabilizou 7.061 downloads. No total, a plataforma tem mais de 78 mil usuários cadastrados. Para marcar o primeiro mês desta nova versão, entrou no ar ontem (15), uma nova funcionalidade: a aba países. Lá, o leitor encontrará livros de gêneros variados escritos por autores da mesma nacionalidade. As primeiras três listas apresentam obras de escritores americanos, ingleses e espanhóis. Outra novidade é a inclusão de duas “listas carnavalescas”: “O, abre alas’, que reúne obras sobre o maior espetáculo da terra, seus personagens e tipos de festa, e “Fugindo da folia”, na qual o leitor que não gosta de carnaval e busca sossego encontra 20 lançamentos fresquinhos para aproveitar o feriado lendo.

O Book4you funciona assim: o usuário escolhe a lista que quer explorar. Ao ler a sinopse, diz se gostou do livro - neste caso, são então revelados os dados básicos da obra - título, autor, capa, editora e o preço nas diversas lojas cadastradas. Ele pode, se quiser, ser direcionado para a compra – e vai poder escolher entre o impresso ou digital - ou guardar o livro em 'Minha Lista'. Mas se não se interessar pelo enredo, ele clica em 'Não gostei' e aquele livro é excluído de sua lista.

Já estão no ar mais de 40 listas e novas seleções são incluídas semanalmente. As listas contam com pelo menos 15 livros e são atualizadas com frequência - as sinopses menos curtidas são substituídas por novas histórias. Outro destaque é que as listas trazem desde os mais recentes lançamentos até títulos que estão no mercado há anos, ampliando o tempo de vida de um livro e aumentado a chance de ele ser descoberto.

Em um momento em que as livrarias não dão conta de expor os lançamentos de todas as editoras e que os livros mais antigos ou sem apelo comercial ficam escondidos nas prateleiras das lojas ou encalhados nos estoques nas editoras, o Book4you surge como um ambiente propício para a descoberta dos melhores livros e autores para cada tipo de leitor – goste ele de clássicos, romances históricos, contos, poesia, distopia, terror, suspense, amor, best-sellers, cults, curtos, longos, etc.

Tags: Book4You
[16/02/2017 09:12:00]