André Kfouri é agora editor da Grande Área
PublishNews, Leonardo Neto, 16/02/2017
Jornalista esportivo integra agora a equipe da editora especializada em publicar livros sobre futebol

O jornalista André Kfouri passa a ser agora editor da Grande Área, especializada na publicação de livros sobre futebol | © Estúdio Melissa Fotografia
O jornalista André Kfouri passa a ser agora editor da Grande Área, especializada na publicação de livros sobre futebol | © Estúdio Melissa Fotografia

Em agosto de 2014, o advogado Gabriel Roberti, aficionado por futebol, resolveu fazer um curso sobre gestão do esporte. Lá, conheceu Felipe Borges. Em uma conversa informal, eles comentaram como era difícil encontrar livros sobre o esporte em português. Mais ou menos nessa mesma época, eles leram um artigo intitulado Janela para Guardiola, no qual o jornalista André Kfouri comentava sobre o livro Herr Pep, uma espécie de diário do primeiro ano do técnico Pep Guardiola no Bayern de Munique, editado na Espanha e sem vistas, na época, de chegar no Brasil.

Foi aí que tiveram a ideia: por que não criar uma editora especializada neste tipo de publicação? Assim nascia a Grande Área, editora que se especializou, desde o início, em publicar livros sobre o esporte. “Basicamente, o futebol é nossa paixão. Antes da Grande Área, os livros era uma forma de alimentar essa paixão. Hoje, a editora se tornou um veículo para que a gente pudesse não só viver e se alimentar, mas também trabalhar com essa paixão", disse Gabriel ao PublishNews. Em atividade desde novembro de 2014, a editora tem em seu catálogo quatro títulos, incluindo a tradução de Herr Pep, que, em português ganhou Guardiola confidencial como título. Com o início das atividades da editora, juntou-se a Gabriel e a Felipe Ana Laura Souza, ex-produtora editorial da Companhia das Letras, que completa o trio de sócios da Grande Área.

Guardiola confidencial tem cumprido uma boa carreira desde o seu lançamento. Pelas contas da editora já foram vendidos 20 mil exemplares, além de 2,5 mil e-books. Com o crescimento, os sócios sentiram a necessidade de ter um “embaixador” da editora, uma pessoa que fosse influente no segmento do futebol e que fosse capaz de aglutinar profissionais, colaboradores e autores em torno da Grande Área. Assim, surgiu o convite a Kfouri, que esteve, mesmo sem querer, na gênese da editora.

“O meu relacionamento com a Grande Área é um relacionamento pessoal, acima de tudo”, destacou o jornalista em uma conversa que teve com o PublishNews. “Tenho muita satisfação em saber que foi por conta de uma coluna que eu escrevi justamente sobre Guardiola confidencial, o livro original da Grande Área, que o Gabriel decidiu lançar a editora”, completou.

Kfouri conta que, dois meses antes de publicar a coluna, começou a ler o livro em espanhol. “Quando terminei de ler, liguei para o Marcelo Duarte [publisher da Panda Books] e tentei convencê-lo em trazer o livro para o português, mas acabou não dando certo. Quando o Gabriel me procurou e disse que tinha interesse em publicar o livro, achei que era uma conspiração positiva”, lembra.

O jornalista, que assina o prefácio de Guardiola confidencial, diz que sempre se sentiu um parceiro da editora. Parceria que agora foi oficializada. “No final de 2016, procurei o Gabriel e manifestei o meu desejo de me aproximar da Grande Área. Não sabia de que maneira isso poderia acontecer. Para a minha sorte, ele e seus sócios tinham uma ideia semelhante”, conta.

“A Grande Área faz um trabalho necessário. Nós não tínhamos até a chegada da editora alguém que tivesse a iniciativa de promover e aperfeiçoar o debate sobre futebol no Brasil. É uma editora necessária, que traz livros que eu considero obrigatórios para quem acompanha o futebol”, pontuou Kfouri.

O jornalista passa agora a trabalhar como editor da Grande Área. “Sou um interlocutor, sugiro ideias e também atuo na comunicação, uma espécie de porta-voz da editora para falar sobre os livros e ajudar a divulgar o trabalho”, explicou.

Futuro

A editora já adquiriu a continuação de Guardiola confidencial, que relata os dois anos seguintes do técnico no Bayern de Munique, prevista para sair em maio. Entre julho e agosto, sai um novo livro também sobre Guardiola, mas falando sobre o período pré-Bayern. Para novembro, a editora prepara mais um livro com foco na Copa do Mundo.

A editora prevê ainda a chegada de autores nacionais para o seu catálogo. “Começamos com as traduções porque era o que faltava. Os grandes livros editados na Europa não chegavam aqui no Brasil. Queremos antes suprir essa lacuna para depois começar com os autores nacionais”, comentou Gabriel, que adiantou que já está em negociações com o jornalista Rodrigo Capelo (repórter da Época e colaborador do Redação Sportv) para escrever um livro sobre gestão e finanças no futebol.

Para novo editor da Grande Área, eventos estrelados podem
Para novo editor da Grande Área, eventos estrelados podem
Kfouri deve atuar muito forte nessa nova etapa da Grande Área. “Toda vez que tive que procurar colegas para falar sobre assuntos da editora, tive mais facilidade do que eu imaginava. São pessoas do meu ambiente profissional”, comentou.

Outra frente que Kfouri deve atuar é no planejamento de eventos. Desde o início, a Grande Área convida nomes importantes da cena futebolística nacional para comentar seus lançamentos. Foi assim, por exemplo, com Tite, na época treinador do Corinthians, convidado para falar sobre o livro Mourinho rockstar, o segundo título da casa. “Eventos assim podem conferir importância à editora”, finalizou Kfouri.

[16/02/2017 10:29:00]