• Isabela Moreira
Atualizado em
Neil Gaiman (Foto: Flickr/Stanislav Lvovsky)

Neil Gaiman (Foto: Flickr/Stanislav Lvovsky)

Em seu novo livro, Neil Gaiman fala sobre Thor, Odin e Loki, os três grandes deuses da mitologia nórdica. Este, inclusive, é o nome da obra, que será lançada no Brasil em março deste ano.

Responsável por livros como Deuses Americanos Coraline, Gaiman anunciou o novo trabalho pela primeira vez em junho de 2016. Na ocasião, a editora W.W. Norton & Company, que publica as obras do autor nos Estados Unidos, anunciou que ele contaria as histórias da mitologia em forma de romance. 

"Gaiman costura história primordiais com um arco romântico que começa com a gênese de nove mundos lendários; explora as origens das divindades, anões e gigantes; e culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de uma nova era e de um novo povo", afirma a nota de anúncio.

Para celebrar o lançamento de Mitologia Nórdica, o escritor publicou um vídeo em sua página do Facebook falando mais sobre ela. "Desde quando estava trabalhando em Sandman, senti que uma das coisas mais interessantes a serem feitas na ficção é prestar atenção nos mitos, porque me parece que eles estão sempre vivos e informam o que fazemos. Eles informam nosso mundo em formas nas quais nem nos damos conta", afirma.

+ Confira também: 4 cursos e canais gratuitos para aprender mais sobre mitologia

O livro trará uma versão romantizada, ainda que fiel, dos mitos de Loki, Thor e Odin. "O incrível da mitologia nórdica é que os personagens são eles mesmos: eles têm falhas e são fascinantes", comenta Gaiman. "Temos Loki e seus três filhos monstruosos. Temos Thor e deuses sendo assassinados e transformados em hidromel por anões malvados que são chantageados por gigantes."

"É um livro para qualquer um que tiver interesse por mitologia nórdica. É para qualquer um que acha que Tom Hiddleston fica legal com o grande chapéu com chifres e se pergunta no que o personagem dele é baseado."

Mitologia Nórdica será lançado no Brasil em março pela editora Íntrinseca.