Publicidade
Publicidade
Liberdade e respeito
PublishNews, Paulo Tedesco, 26/01/2017
Paulo Tedesco sobre o uso de e-books gratuitos na divulgação de um livro: 'Novos autores não podem ficar doando em prol de cadastros, promoções e outras invencionices, seu ouro maior'

Devemos falar em digital, em livro digital, e que soa quase heresia quando não falamos apropriadamente em leitura digital e da crise do acesso ao livro e do conteúdo. Pois aí é que reside o grande paradigma do início do século XXI, não há dúvida: decifra-me ou devoro-te, compreenda-me ou te consumirei para todo o sempre, por sua apressada prepotência e infeliz escolha.

Pois é preciso demonstrar que existe uma gigantesca incompreensão sobre o papel do livro fora do papel, ou seja, da leitura digital. É preciso, primeiramente, separar a crise no poder aquisitivo que recai sobre o brasileiro comum, da crise que perpassa o mundo editorial tradicional diante das inovações no acesso ao conteúdo e ao conhecimento. Sim, a crise brasileira é uma crise que retira leitores do mercado bruscamente e mantém a velha e sebosa elite com poder aquisitivo com capacidade de compra, e isso tem impacto no consumo do livro e na leitura, não há dúvida.

Claro que não há fórmulas, não há como. Estamos saindo de um ambiente analógico para um ambiente dado a virtualidades das mais diversas. E o que tem algum significado para alguns, para outros não passa de um grifo, aquele leão com asas e patas de águia, ou seja, não guarda sentido de qualquer espécie. Porque há leitores dos mais diversos e leitores novos, porém velhos, e velhos, porém de novos hábitos, e para essa individualização do consumo de conteúdo que vivemos, para essa personalização da leitura (não à toa o fenômeno dos celulares que individualizaram em absoluto nossas outrora comunicações de massas), não há fórmula pronta.

Então, por que não apostar na criatividade e fugir do lugar comum? Por que fazer joguinhos tolos de doar conhecimento e quebrar o ineditismo quando outros sabem cobrar pelo que fazem e produzem? Ou a regra do porco e da galinha vale também no mundo da promoção do livro digital e da leitura? Uns, pequenos, doam seu corpo, outros, grandes, doam nada mais do que alguns ovos?

Novos autores como novas editoras precisam do inédito e não podem ficar doando em prol de cadastros, promoções e outras invencionices, seu ouro maior. Estratégias de promoção são tão antigas como a propaganda e o merchandising, e para isso há quem estude e aprende, e faculdades inteiras, e não sai como franco atirador, porque o que está na estaca é o bem maior do homem, da humanidade: sua liberdade e seu conhecimento, e nisso há muito, mas muito mais do que índices de mercado e tabelas de crescimento.

Por fim, é à pressa que devoto esse artigo. Porque a pressa torna-se nossa inimiga nesses tempos multiconectados, e a pressa de enriquecer, de se achar a lâmpada mágica da riqueza, é o que condena ao medíocre as boas obras de arte. Se um autor de qualidade por vezes toma tempo na elaboração do clássico, por que uma editora, que se propõe a ter bons livros no catálogo, deve sequer pensar em caminho diferente? Sim, temos o sistema que nos pede resposta, mas, também, sim, temos um futuro que nos pede inteligência e sabedoria, sobretudo.

Paulo Tedesco é escritor e consultor em projetos editoriais. É autor dos livros Quem tem medo do Tio Sam? Fumprocultura de Caxias do Sul, 2004); Contos da mais-valia & outras taxas (Dublinense, 2010) e Livros: um guia para autores (Buqui, 2015). Desenvolveu e ministra o curso de Processos Editorais na PUCRS e coordena o www.consultoreditorial.com.br atendendo autores e editores. Pode ser acompanhado pelo seu site, pelo Facebook ou pelo Twitter.

[26/01/2017 08:48:08]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Paulo Tedesco recomenda a editores e a autores que não tenham medo de assumir posições e publicar sem medo
Em seu artigo, Paulo Tedesco fala sobre doar livros ou não pagar autores. "Paguem pelos livros e deem cachês decentes aos autores",
Em sua coluna, Paulo Tedesco comenta sobre os números divulgados pela #PubMagNet sobre a Alemanha e a diminuição da compra de livros no país
​​Foi lendo os 'Contos reunidos de Fiódor Dostoiévski', que Paulo Tedesco concluiu: para ler mais e melhor é preciso de dois vetores, tempo e disposição.
Publicidade



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

Outras colunas
Em novo artigo, André Palme comenta a nova funcionalidade do Instagram e diz que lições a plataforma pode dar ao mercado do livro
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Marcio explica o porquê da sua ausência nas páginas do PN
Em sua coluna, Felipe Lindoso analisa recentes dados de pesquisas que mostram os hábitos de leitura nos EUA
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O grande autor é justamente o que consegue provocar reflexão.
Joca Terron
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar