De janeiro a novembro de 2016, varejo de livros caiu 16,5% segundo IBGE
PublishNews, Leonardo Neto, 12/01/2016
Dados estão no relatório de resultados da Pesquisa Mensal do Comércio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de novembro. No período, as vendas subiram 2% em relação ao mês anterior interrompendo uma sequência de quatro taxas negativas. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, no entanto, houve uma queda nominal de 3,5% nas receitas. No segmento Livros, Jornais, Revistas e Papelaria, o varejo se manteve praticamente estável em relação a outubro, apresentando ligeira queda de 0,4% no volume de vendas. Na comparação com o mesmo mês de 2015 a queda é de 11,8% e, de janeiro a novembro, a queda acumulada no ano foi de 16,5%.

Unidade das Livrarias Curitiba em Foz do Iguaçu | © Vanessa Araujo
Unidade das Livrarias Curitiba em Foz do Iguaçu | © Vanessa Araujo

De acordo com o IBGE, a trajetória declinante desta atividade vem sendo influenciada, em especial pela queda nas vendas de jornais e revistas, o que o instituto atribui a uma “certa substituição dos produtos impressos pelos de meio eletrônico”.

Na análise da variação de receita nominal de vendas no comercio varejista por estado, chama a atenção crescimento de 6,5% na participação da Bahia nos resultados do segmento Livros, Jornais, Revistas e Papelaria. O estado do Rio de Janeiro (-13,7%) e o Distrito Federal (-13,4%) foram as unidades da Federação que obtiveram menor participação nestes resultados.

Em outra pesquisa, o IBGE divulgou, nesta quarta-feira (11), os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano em 6,29%. No subitem Leitura, que incluem Jornal Diário, Assinatura de Jornal, Revista e Livro, o índice foi de 7,92%. A inflação do livro, segundo o IBGE, fechou 2016 em 4,61%.

Clique aqui para ter acesso à íntegra da pesquisa.

Tags: IBGE, PMC, Varejo
[12/01/2017 09:02:00]