Fernanda Gomes Garcia é a nova diretora executiva da CBL
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 11/01/2017
A mudança se deu depois da ida de Mansur Bassit, que comandou a entidade nos últimos seis anos, para o Ministério da Cultura. Ele é, desde ontem, o titular da Secretaria de Economia do MinC.

Com a saída de Mansur Bassit, Fernanda Gomes Garcia assume a direção executiva da Câmara Brasileira do Livro | © Camila Del Nero
Com a saída de Mansur Bassit, Fernanda Gomes Garcia assume a direção executiva da Câmara Brasileira do Livro | © Camila Del Nero

O Diário Oficial da União publicou, na última terça-feira (10), a portaria que oficializou Mansur Bassit, que foi por seis anos diretor executivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL), como o titular da Secretaria da Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

A ida de Mansur para o MinC teve o aval da diretoria da Câmara, que acredita que passará a ter um aliado importante em Brasília. Quando o convite se tornou público, Luis Antônio Torelli, que preside a CBL, disse ao PublishNews que a ida de Mansur para o MinC era "um sinal muito forte de que o ministério finalmente começou a enxergar o livro como uma prioridade”.

Antes mesmo de o ex-diretor executivo da CBL chegar ao ministério, uma mudança foi anunciada. Em entrevista ao Estadão, Cristian Santos, quem comanda o Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), disse que o departamento ficará subordinado à Secretaria capitaneada por Mansur.

A mudança representaria uma correção na trajetória recente do DLLLB. É que na última reforma do MinC, realizada pelo então ministro Marcelo Calero, a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca perdeu o status de diretoria e passou a ser um departamento do MinC, este subordinado à Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). Na época, Volnei Canônica, que fora titular da pasta até a chegada de Calero ao MinC, defendeu em sua coluna no PublishNews que essa mudança "representaria o enfraquecimento e a ruptura de toda articulação construída nos últimos anos" já que na opinião do nosso colunista, "a SCDC não tem, nos seus eixos de ação, a promoção de leitura como centralidade".

Com a saída de Mansur, a CBL passa a ser gerida por Fernanda Gomes Garcia, que até então respondia pelo departamento jurídico da casa. A escolha de Fernanda foi um movimento natural, segundo apontou profissionais ouvidos pelo PublishNews. Com 17 anos de casa, ela acompanhou todas as principais ações e participou de todas as decisões que nortearam as atividades da CBL nos últimos anos. Ela é a primeira mulher a dirigir a entidade.

[11/01/2017 10:17:00]