Publicidade

Museu da Língua

Na Cultura, o Resgate da Esperança

Museu da Língua Portuguesa

O Brasil que dá certo despontou. O Brasil que afasta a palavra beligerância do vocabulário. Que faz os contrários se unirem, à revelia da cor das camisas. O Brasil que contamina, enche de orgulho, nos faz sublimar o real. Que reinventa as regras, de forma ordenada, inteligente. O Brasil que reage aos acontecimentos trazendo soluções. 

Esta é a revelação por trás da notícia da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, iniciativa do Governo de São Paulo, Grupo Itaú, Grupo Globo, e EDP – Energia de Portugal, capitaneada pela Fundação Roberto Marinho. Menos de um ano depois do incêndio, o anúncio da reconstrução vem provar que, sim, o Brasil é viável. Que pessoas quando decidem se unir em propósitos, podem simplificar, resolver, atuar e gerar resultados. 

Por trás da revelação, a palavra, a língua portuguesa, alinhavando estruturas e decisões. Esta língua que une oito países, que é a sexta mais falada e resume o sentimento do mundo - do nosso mundo. Um Museu sem acervo, repleto de conteúdo. A mágica da tecnologia a serviço da modernidade, do futuro. Um Museu onde o tempo da literatura se funde ao mistério das imagens e produz, em exposições, o labor do humano criativo. 

Por trás do esforço gigantesco de um conjunto de profissionais de todas as áreas, surge o projeto de um novo Museu, adaptado às novas tecnologias, às novas ideias, ao novo mundo. Um projeto que traz à luz a importância da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A tal Lei Rouanet, tão exposta de forma equivocada, hoje. Foi com ela, e através dela, que todo o projeto foi elaborado. 

A reconstrução de um Museu é uma boa notícia, sim. Mas a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, da forma que foi articulada, com as pessoas envolvidas, não é só uma boa notícia - vai além. Nos traz, enfim, esperança. Esperança de que, se fizemos este, poderemos, daqui para frente, fazer mais. 

Leia também