Cultura Livros

Nobel de Literatura: Dylan não vai à cerimônia e Patti Smith erra letra

'Desculpem-me. Estou muito nervosa', justificou a cantora
Patti Smith durante performance na cerimônia do Prêmio Nobel Foto: SOREN ANDERSSON / AFP
Patti Smith durante performance na cerimônia do Prêmio Nobel Foto: SOREN ANDERSSON / AFP

RIO — Como já havia sido anunciado nas últimas semanas, o cantor e compositor Bob Dylan, vencedor do Nobel de Literatura 2016, não participou da cerimônia de premiação realizada neste sábado, em Estocolmo. No evento, organizado pela Academia Sueca, a americana Patti Smith cantou um dos maiores sucessos de Dylan, "A hard rain's A-gonna fall", e... Errou a letra. "Desculpem-me. Estou muito nervosa", justificou a emocionada cantora, acompanhada na performance por uma orquestra, antes de continuar a música ( veja aqui ).

Antes, Horace Engdahl, membro da Academia Sueca, leu um discurso em que justificou a vitória de Dylan. "Ele dedicou seu corpo e sua alma à música popular americana do século XX, do tipo que tocou em estações de rádio e discos de gramofone para pessoas comuns, brancas e negras: canções de protesto, country, blues, rock de origem, gospel, música mainstream".

"Reconhecendo essa revolução ao conceder a Bob Dylan o Nobel de Literatura foi uma decisão que só pareceu audaciosa de antemão e já parece óbvia. Mas ele ganha o prêmio por perturbar o sistema literário? Na verdade, não", explicou Engdahl. "Existe uma explicação mais simples, uma que compartilhamos com todos aqueles que ficam com o coração acelerado em frente a um dos palcos de sua interminável turnê, esperando por aquela voz mágica".

A Academia Sueca encerrou seu discurso direcionando-se aos críticos que se opuseram à vitória de Dylan. "Por meio de sua obra, Bob Dylan mudou nossa ideia do que a poesia pode ser e como ela pode funcionar", disse Engdahl. "Se as pessoas no mundo literário chiam, é preciso lembrá-las que os deuses não escrevem, eles cantam e dançam".

Além do reconhecimento pelo seu trabalho na literatura, o Nobel também rende aos vencedores um prêmio de 8 milhões de coroas suecas, algo em torno de US$ 870 mil.