Crise nas bibliotecas fluminenses
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 2/12/2016
Depois de redução de horário de funcionamento, funcionários das Bibliotecas Parque do Rio assinam aviso prévio

Bibliotecas Parque do Rio têm horário de atendimento reduzido e encerra contrato com Organização Social que administrava equipamentos | © Divulgação
Bibliotecas Parque do Rio têm horário de atendimento reduzido e encerra contrato com Organização Social que administrava equipamentos | © Divulgação

Desde ontem, as Bibliotecas Parque de Manguinhos, do Centro e da Rocinha, no Rio de Janeiro, alteraram o seu horário de funcionamento. A medida foi tomada depois do fim do contrato firmado entre a Secretaria Estadual de Cultura e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), Organização Social (OS) que administrava o equipamento público. De acordo com a revista biblioo, funcionários das bibliotecas assinaram, ontem mesmo, aviso prévio.

Ainda de acordo com a revista, a Secretaria de Estado de Cultura está tentando um acordo junto a Prefeitura do Rio para manter as bibliotecas parque abertas, mas muito provavelmente o fechamento das bibliotecas deve ocorrer pelo menos por um período até que o prefeito eleito recentemente tome posse e consiga a liberação de recursos.

No último relatório de gestão do IDG, feito em 2015, a OS apontou redução do seu orçamento em R$ 4 milhões, o que o levou fazer readequações nos horários de funcionamento das unidades. O relatório aponta ainda que, em 2015, o não cumprimento dos prazos e valores dos repasses financeiros comprometeu a realização plena do plano de trabalho proposto pelo instituto. O IDG, no mesmo relatório, aponta que, em 2015, teve que abrir mão de 141 funcionários da rede de Bibliotecas Parque.

Apesar da crise, o relatório de 2015 aponta que houve crescimento na base de novos usuários. No período, os equipamentos públicos administrados pelo IDG conquistaram 15.347 novos usuários, crescimento de 81% com relação ao ano anterior. Houve também crescimento de 80% no número de empréstimos, que fechou 2015 com quase 45 mil livros emprestados.

Representante da direção da Biblioteca Pública de Niterói, Luci Meri Oliveira comunicou nesta quarta-feira (30) ao presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança, que o IDG, que também administra a biblioteca, determinou o fechamento ao público, a partir de ontem, às 17h, do prédio histórico que abriga as duas instituições, no Centro de Niterói, reduzindo em duas horas o tempo de atendimento ao público.

A medida foi tomada pelo IDG por conta do atraso de dois meses nos repasses, pela prefeitura de Niterói, no valor mensal de R$ 160 mil, conforme compromisso assumido pelo prefeito Rodrigo Neves há cerca de um ano para que a biblioteca permanecesse aberta.

Atividades como o seminário Euclides 150 anos, que aconteceria nesta sexta-feira (2), em homenagem ao sesquicentenário do escritor Euclides da Cunha; a posse do acadêmico Alexandre Chini Neto, no dia 8, e a solenidade de entrega à acadêmica Matilde Conti do título de Intelectual do Ano, no dia 10 de dezembro estão ameaçadas.

Ainda sobre esse tema, Carlo Carrenho escreveu uma coluna na qual aponta que a multa prevista no acordo de leniência da Odebrecht manteria bibliotecas Parque do Rio por 319 anos. Vale a leitura.

Tags: Bibliotecas
[02/12/2016 09:27:00]