Realidade Virtual na hora de fazer o livro acontecer
PublishNews, Silvio Alexandre, 29/11/2016
SESI-SP Editora aposta na Realidade Virtual para divulgar seus livros na Comic Com Experience

Realidade Virtual é aposta da SESI-SP Editora para divulgar seus livros na Comic Com Experience | © Divulgação / Esconderijo das Crianças
Realidade Virtual é aposta da SESI-SP Editora para divulgar seus livros na Comic Com Experience | © Divulgação / Esconderijo das Crianças

Em sua primeira participação na Comic Con Experience (CCXP), que acontecerá de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, a SESI-SP Editora aposta em livros de literatura fantástica e publica duas escritoras brasileiras: Flávia Muniz, com O manto escarlate, e Shirley Souza, com Alek Ciaran e os guardiões da escuridão.

Segundo Rodrigo de Faria e Silva, editor-chefe da SESI-SP, “a editora pretende abrir espaço para a literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) e com esses dois lançamentos na CCXP deste ano queremos atrair novos leitores”.

Apostas da SESI Editora para a Comic Con Experience 2016 | © Divulgação
Apostas da SESI Editora para a Comic Con Experience 2016 | © Divulgação
E para marcar a presença no evento fará uma experiência imersiva com os cenários dos livros dentro do estande da editora: através do uso de óculos de Realidade Virtual, o visitante entrará nos cenários das duas histórias.

Fenômeno a cada dia mais presente no cotidiano das pessoas, a realidade virtual (RV) começa a fazer parte de nossas vidas, graças, principalmente, ao fácil acesso à tecnologia que o mundo nos proporciona nos dias de hoje. São lançados inúmeros aparatos de imersão para consoles de games e dispositivos móveis nos últimos meses.

Segundo Kao Okio, editor de conteúdo do Drops de Jogos e colaborador da revista Mundo 360º, pioneira com conteúdo 100% dedicado a Realidade Virtual, publicada pela consultoria Esconderijo das Crianças, “muitos pensavam que a tecnologia de VR sempre seria um sonho de autores de ficção científica. Mas isso vem mudando e, ela já contribui com diversos campos, especialmente com o da saúde. Só recentemente, no entanto, suas vantagens se tornaram acessíveis ao público em geral, transformando-a numa opção de lazer”.

Depois dos games, que impulsionaram a tecnologia a partir de 2012, até arquitetura, design, moda, artes, educação, saúde e todos os setores que podem ser beneficiados com o recurso da RV, chegou a hora do mercado editorial usufruir dessa realidade virtual.

Os títulos que serão lançados chegam para somar ao catálogo da SESI-SP Editora, que também levará para a CCXP todo seu selo de HQs (hoje com mais de 40 títulos), como a série cult Spirou e Fantasio, os diversos álbuns fruto da parceria com a Quanta Estúdio, além das tiras de humor de quadrinistas renomados como Gilmar, Orlandeli e Ruis, que junto com Tainan Rocha, Marcelo Campos e Ronaldo Barata estarão no estande desenhando e autografando.

A CCXP - Comic Con Experience acontece no Brasil nos moldes das comic cons realizadas em diversas partes do mundo, que reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. O evento é organizado pelo Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Piziitoys.

[29/11/2016 09:47:00]