Instituto Vera Cruz abre inscrições para pós-graduação em formação de escritores
PublishNews, Redação, 17/11/2016
Alunos terão a oportunidade de ter seus textos publicados em inglês, graças a uma parceria do Instituto com a Columbia University

O Instituto Vera Cruz está com inscrições abertas para a pós-graduação em Formação de escritores – ficção e não ficção. O curso, que já formou 60 alunos com títulos publicados e crescente participação no mercado editorial, tem como objetivo formar indivíduos hábeis na produção de textos literários, aptos a se tornarem escritores profissionais com postura crítica, e professores especialistas na formação de outros escritores. Os alunos também trabalham a avaliação de originais e a crítica literária.

O curso possui ainda dois núcleos distintos: não ficção, no qual o estudante desenvolverá suas habilidades para a escrita de memórias, biografias, críticas, ensaios, crônicas, artigos e reportagens; e ficção, no qual o aluno se concentrará na produção de textos em prosa nos gêneros conto, novela, romance, crônica, ensaio e literatura para crianças e jovens.

A pós-graduação tem duração de dois anos e prevê a entrega de uma obra literária no fim do período.

No corpo docente, estão escritores tarimbados como Fabrício Corsaletti, Joca Reiners Terron, Josélia Aguiar, Odilon Moraes, Julián Fuks, Isabela Noronha, Jorge Miguel Marinho, Ivan Marsiglia, Heitor Ferraz, Manuel da Costa Pinto e Tiago Novaes.

A partir de 2017 o curso terá também a publicação de uma antologia de textos dos alunos, que deverá ser distribuída entre editores e agentes literários nacionais. Além disso, o Instituto Vera Cruz foi selecionado pela Columbia University, de Nova York, para ser o parceiro no projeto Word for Word, que prevê o intercâmbio de alunos entre as duas instituições, com a tradução mútua de textos literários dos estudantes e a publicação de um livro bilíngue ao final do projeto.

A pós-graduação também lança, no final deste ano, a primeira edição de sua revista acadêmico-literária, a Revera escritos de criação literária. Para o primeiro número estão previstos textos inéditos de autores brasileiros como Milton Hatoum e Marília Garcia, além da tradução em português de um ensaio da escritora britânica Zadie Smith. A revista pretende ser um importante canal de difusão de artigos e ensaios sobre a criação literária, preenchendo uma lacuna bibliográfica sobre o tema no Brasil. É, também, a segunda revista dessa natureza no país.

O processo seletivo aberto com inscrições até o dia 5 de dezembro. Inscrições podem ser feitas pelo site do Vera Cruz.

[17/11/2016 07:32:00]