Jabuti divulga vencedores
PublishNews, Redação, 16/11/2016
Julián Fuks venceu na categoria Romance e Arnaldo Antunes, na categoria Poesia. Entrega do prêmio acontece no dia 24/11.

Julián Fuks ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria Romance, pelo livro 'A resistência' (Companhia das Letras) | © Divulgação
Julián Fuks ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria Romance, pelo livro 'A resistência' (Companhia das Letras) | © Divulgação
Na última sexta-feira (11), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o conselho curador do Prêmio Jabuti reuniram editores, escritores e jornalistas interessados na apuração dos vencedores da 58ª edição do Prêmio Jabuti. No começo da noite, foram conhecidos os três primeiros colocados em cada uma das 27 categorias. Em Romance, levou Julián Fuks, por A resistência (Companhia das Letras); em Poesia, o músico Arnaldo Antunes, pelo livro Agora aqui ninguém precisa de si (Companhia das Letras). Na categoria Contos e Crônicas, a vencedora foi Natalia Borges Polesso, por Amora (Não Editora) e Roger Mello, levou na categoria Livro Infantil por Inês (Companhia das Letras).

Novidades desde a edição passada, as categorias Adaptação e Infantil Digital ficaram respectivamente com Oamul Lu e Isabel Malzoni, por Pequenos grandes contos de verdade (Caixote), e Rodrigo Lacerda, por Hamlet ou Amleto (Zahar).

Cada vencedor ganhará R$ 3,5 mil, além do troféu que também será dado aos segundos e terceiros colocados. No próximo dia 24, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, serão conhecidos os livros dos anos (ficção e não ficção) que darão aos seus autores um prêmio de R$ 35 mil, além do troféu dourado. Na edição deste ano, a CBL fez um acordo com a Amazon para eleger, por voto popular, os melhores livros nas categorias Romance, Contos e Crônicas e Poesia. Os vencedores do Escolha do Leitor também serão conhecidos na cerimônia do dia 24. Para acessar a lista completa de vencedores, clique aqui.

[16/11/2016 09:48:00]