Roger Mello concorre ao Astrid Lindgren Memorial Awards
PublishNews, Leonardo Neto, 24/10/2016
Os 226 candidatos de 60 países foram anunciados dentro da programação da Feira do Livro de Frankfurt, no fim da semana passada

Roger Mello poderá ser o segundo brasileiro a ganhar o Astrid Lindgren Memorial Awards | © Albin Olsson / Wikicommons
Roger Mello poderá ser o segundo brasileiro a ganhar o Astrid Lindgren Memorial Awards | © Albin Olsson / Wikicommons
A organização do Astrid Lindgren Memorial Awards (Alma) anunciou, em Frankfurt, no fim da semana passada, os 226 candidatos ao prêmio que é considerado o Nobel da Literatura infantojuvenil. Entre eles, um único brasileiro: Roger Mello, que já foi o ganhador do Hans Christian Andersen. Roger concorre com escritores, ilustradores, bibliotecas e organizações de incentivo e promoção da leitura de outros 59 países. Entre eles estão os autores e ilustradores Marika Maijala, da Finlândia; Niki Daly, da África do Sul, Judy Blume, dos EUA, e David Almond, do Reino Unido; as organizações Lubuto Library Partners, de Zâmbia, Friends of African Village Libraries, dos EUA, e Abuelas Cuentacuentos, da Argentina.

“Nós do júri estamos muito ansiosos para conhecer mais sobre os trabalhos e sobre as atividades dos candidatos. A lista é uma mina de ouro para todos os interessados na literatura infantil e juvenil de todo o mundo. Espero que ela possa ser divulgada e utilizada em todas as possíveis situações relacionadas à leitura e à contação de histórias”, declarou Boel Westin, presidente do júri, durante o anúncio dos candidatos.

Até hoje, a única brasileira ganhadora do prêmio foi Lygia Bojunga.

O prêmio de cinco milhões de coroas suecas (o equivalente a R$ 1,8 milhão) poderá ser concedido a um único candidato ou a vários. O(s) ganhador(es) do prêmio será(ão) conhecido(s) no dia 4 de abril, em uma cerimônia na Biblioteca Nacional em Estocolmo. O evento será transmitido ao vivo para a Feira do Livro de Bolonha.

Clique aqui para conferir a lista completa dos candidatos.

[24/10/2016 08:42:46]