Publicidade
Publicidade
Palestra em Frankfurt explica o 7 x 1
PublishNews, Carlo Carrenho, 19/10/2016
Carlo Carrenho relata como Ronald Schild, CEO alemão da MVB, mostrou em evento da EDItEUR que o Brasil pode melhorar muito sua logística de metadados

Ronald Schild, CEO da MVB, em sua apresentação sobre metadados no Brasil | © Lima Andruška
Ronald Schild, CEO da MVB, em sua apresentação sobre metadados no Brasil | © Lima Andruška

É inegável que o alemão Ronald Schild, CEO da MVB GmbH, é um homem de coragem. No 38th International Supply Chain Seminar,, organizado pela EDItEUR na última terça-feira (18), durante os eventos pré-Feira de Frankfurt, Ronald decidiu fazer uma apresentação sobre o mercado brasileiro.

É possível que, quando percebeu que havia sete brasileiros inscritos entre os cerca de 70 participantes, algum pensamento de arrependimento tenha cruzado sua mente, mas o fato é que Ronald seguiu com sua missão de falar sobre metadados no Brasil.

”Na verdade, eu não vim falar sobre o Brasil, mas tentar aumentar a autoestima de quem trabalha com metadados. Todo mundo diz que metadados são chatos etc., mas para entender sua importância, a melhor coisa é olhar para um mercado que ainda não tenha esta infraestrutura”, explicou o executivo.

”Por favor, não me entendam mal. Eu tenho um grande respeito pelo mercado editorial brasileiro; há pessoas excelentes lá e editores, distribuidores e livreiros fantásticos. Mas, existe no Brasil uma carência da infraestrutura que já temos em outros mercados”, afirmou o alemão.

E realmente o objetivo de Ronald não era criticar o Brasil, mas, muito mais, mostrar como é possível melhorar nossos metadados, valorizando assim as organizações e profissionais da área. E não tinha como fazer isso sem mostrar a realidade brasileira.

O que se seguiu então foi uma série de slides que mostravam as dores de nosso mercado, como o uso de planilhas de Excel para envio e recebimento de dados, falta de padronização de metadados e mesmo dessas planilhas, ausência de um sistema de classificação de livros na livraria etc. Ronald ainda lembrou que no Brasil há livros com dois ISBNs, mas preferiu não citar casos de dois livros com o mesmo ISBN…

Slide nº 11 que mostra com organização germânica a falta de infraestrutura de metadados no Brasil
Slide nº 11 que mostra com organização germânica a falta de infraestrutura de metadados no Brasil

Na verdade, Ronald pegou leve, e teve um tom bastante paternal, de querer mostrar saídas e melhorar a infraestrutura de informação do mercado brasileiro. E isto, claro, tem um contexto. Afinal a MVB está lançando a ferramenta Books In Print no Brasil.

O puxão de orelha, no entanto, foi merecido. E embora tenha sido quase engraçado ver a bagunça brasileira paradoxalmente tão esmiuçada e organizada no power point germânico, a verdade é que já passou da hora de criarmos vergonha e melhorarmos os metadados no Brasil. E qualquer iniciativa neste sentido, como a própria Books In Print ou a MercadoEditorial.org, merece aplausos.

Ao final da palestra, um dos brasileiros presentes pediu a palavra e cravou: ”Esta foi a melhor explicação de por que o Brasil perdeu de 7 x 1 da Alemanha na Copa do Mundo. E todos riram.

Mas a lição de casa não tem nada de engraçada. É hora de arregaçarmos as mangas e resolvermos de vez o problema de metadados no Brasil.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Sou o que sou, ganhei a vida, eduquei meus filhos e criei minha família, por causa de livros, estimulado pela intimidade com a biblioteca da minha casa primeiro, e depois, dos livros que fui comprando ou roubando
Fernando Morais
Escritor brasileiro no quadro 'Um escritor na biblioteca'
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar