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Quatro clássicos do jornalista Sérgio Cabral são lançados em e-book

Autor é responsável por parte fundamental da bibliografia sobre a MPB

O jornalista Sérgio Cabral, especializado em MPB
Foto: Hudson Pontes 07-05-07 / Arquivo O Globo
O jornalista Sérgio Cabral, especializado em MPB Foto: Hudson Pontes 07-05-07 / Arquivo O Globo

RIO — Obras clássicas sobre a música popular brasileira assinadas pelo jornalista e escritor Sérgio Cabral agora ganham o mundo e o mercado digital. A partir de um acordo com a distribuidora alemã Bookwire, a editora Lazuli já colocou à venda em 1,8 mil lojas virtuais edições em e-book de “No tempo de Ari Barroso”, “MPB na Era do Rádio”, “Escolas de samba do Rio de Janeiro” e “Elisete Cardoso: uma vida”. Há previsão de que outros títulos de Cabral também sejam disponibilizados. O jornalista conta que recebeu a notícia com muita felicidade.

— É uma grande alegria, fico feliz. Pensei que me consideravam um autor esquecido — afirma o escritor, que lembra como tudo começou. — Eu tinha que juntar três fatos: um, gostar da música brasileira. Dois, estudar a história da música brasileira. E três, ser jornalista. Isso tudo se juntou para dar em Sérgio Cabral.

As quatro obras foram lançadas na década de 1990 e, rapidamente, se tornaram parte da bibliografia fundamental sobre a MPB. Em “No tempo de Ari Barroso”, de 1993, e “Elisete Cardoso: uma vida”, de 1994, Cabral constrói as biografias do compositor de “Aquarela do Brasil” e da cantora que ficou conhecida como A Divina. Já “MPB na Era do Rádio”, lançado em 1996 mas que ganhou edição revista e ampliada em 2012, mistura a história da radiodifusão no Brasil em suas diferentes etapas com as dos artistas que se tornaram célebres pelo veículo, como Carmen Miranda e Francisco Alves. O clássico “Escolas de samba do Rio de Janeiro”, também de 1996, é obra de referência para o estudo das agremiações cariocas.

Miguel de Almeida, editor da Lazuli, conta que esses são os primeiros títulos da casa lançados em e-book. Com preços atrativos, entre R$ 12,90 e R$ 30, ele garante que o objetivo é oferecer conteúdo de qualidade a um preço acessível ao maior número possível de leitores. Os descontos em relação às versões em papel chegam a 70%. Almeida afirma que a economia de custos do digital com gráfica, estoque e distribuição foi repassada para o preço.

— Meu papel é buscar oportunidade de levar bons livros para os leitores por um preço que eles possam pagar. Estamos vivendo uma crise econômica grande e o digital oferece essa possibilidade. Livros de qualidade a preços baratos vão ajudar a criar um mercado para e-books no Brasil. São livros que já publicamos há alguns anos, já se pagaram e estamos devolvendo isso ao leitor — argumenta Almeida.

FAMA INTERNACIONAL

A oferta das obras em e-book atende também a uma demanda do público internacional, segundo o editor, principalmente nos Estados Unidos e na Europa:

— O Sérgio é um autor conhecido internacionalmente, e a cultura brasileira é internacional. Miramos um grande número de brasileiros que vivem no exterior, além dos estudiosos da música e da cultura brasileira, principalmente de universidades e centros de pesquisa americanos e europeus.