Canadá será o país homenageado de Frankfurt em 2020
PublishNews, Redação, 07/10/2016
Prometendo mostrar a sua força cultural, Canadá comemora o anúncio

Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, e Mélaine Joly, ministra do Patrimônio Canadense, durante o anúncio da homenagem | © Frankfurter Buchmesse
Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, e Mélaine Joly, ministra do Patrimônio Canadense, durante o anúncio da homenagem | © Frankfurter Buchmesse

Nesta quinta-feira (06), a Feira do Livro de Frankfurt e o governo canadense fecharam um acordo para que o Canadá seja o país homenageado da feira de 2020. Para o comitê organizador da homenagem, foram convidados a Associação de Editores Canadenses (ACP) e a Associação Nacional dos Editores de Livros (ANEL), com apoio da Livres Canada Books e Québec Editions. "Nosso governo tem o compromisso de garantir que leitores de qualquer lugar do mundo tenham acesso irrestrito aos autores canadenses, e estou ansiosa para essa mostra da nossa indústria editorial na Feira do Livro de Frankfurt de 2020. É uma oportunidade fantástica para artistas e empreendedores culturais maximizarem seus potenciais de exportação e para ajudar na ampliação de suas posições competitivas no cenário internacional", comentou Mélaine Joly, ministra do Patrimônio Canadense.

“A indústria canadense do livro trabalhou nos últimos três anos nesse projeto. Então, é com grande entusiasmo que nós recebemos essa notícia fantástica. A Feira do Livro de Frankfurt é o ponto de encontro de toda a indústria global do livro e ser o seu homenageado vai nos dar uma oportunidade extraordinária de mostrar ao mundo a nossa literatura, os nossos livros e a nossa cultura", declarou Caroline Fortin, quem dirigirá o comitê de organização da participação canadense na Feira de 2020.

Para Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, há um grande interesse internacional em aprender mais sobre o Canadá. "O Canadá apresenta um forte compromisso com a sua tradição bilíngue e abraça as diversas culturas imigrantes que contribuem com a sua sociedade. Estamos satisfeitos que o País tenha aceitado o nosso convite para mostrar ao mundo o seu patrimônio literário, cultural e linguístico", completou Boos.

O número de editoras no Canadá triplicou nos últimos 25 anos. Hoja há 1500 editoras no país, incluindo um grande número de casas independentes, que juntas produzem e distribuem cerca de 80% dos livros escritos no País. Os livros produzidos por 300 dessas 1500 editoras geram 95% das vendas totais no país. A indústria canadense produz 10 mil títulos de autores canadenses todos os anos. Do total das vendas de livros, 64,6% são realizadas em Ontário, onde se fala inglês, enquanto que 29,9% das vendas são realizadas em Québec, onde se fala francês. Em 2010, livros em inglês geraram 77,8% do total de vendas, enquanto que títulos em francês perfizeram 22,2% das vendas. Uma fatia de 17% do total de vendas é obtida pelos e-books.

A Feira do Livro de Frankfurt de 2020 já tem data marcada e acontecerá entre os dias 14 e 18 de outubro.

[07/10/2016 09:49:00]