Os 'Minecraftmaníacos' mostram sua força na lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 06/10/2016
Da primeira à oitava posição da lista que apura os autores nacionais de ficção mais vendidos nas livrarias brasileiras, só dois não são sobre o joguinho

Em setembro, os gamers se destacaram na lista Nielsen PublishNews, que apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados de todo o país. No topo da lista de ficção, estão AuthenticGames: a batalha da torre, seguido por AuthenticGames, ambos escritos pelo garoto Marco Túlio, publicados pela Astral Cultural e inspirados no universo Minecraft.

Marco Túlio, autor da série AuthenticGames, encabeça a lista Nielsen PublishNews de ficção | © Divulgação
Marco Túlio, autor da série AuthenticGames, encabeça a lista Nielsen PublishNews de ficção | © Divulgação

E, em setembro, os "Minecraftmaníacos" não deixaram por menos. Além dos dois livros da série AuthenticGames, outros quatro títulos inspirados no game aparecem na lista: Herobrine (Geração Jovem), de Pac & Mike, na quarta posição; Um novo mundo (Novas Páginas / Novo Conceito), de Bibi Tatto, na sexta; De volta ao jogo (Suma de Letras / Companhia das Letras) e Dois mundos, um herói, ambos de Rezende Evil, na sétima e oitava posições respectivamente.

Trocando em miúdos, da primeira à oitava posição, só dois livros não são sobre o jogo: Princesa das águas (Galera Record), de Paula Pimenta, na terceira posição, e Todos os cantos (Rocco), de Clarice Lispector, na quinta.

Na lista de não ficção, o destaque foi a queda brusca de Ruah, do padre Marcelo Rossi. No mês anterior, o livro que encabeçava a lista de não ficção desde o seu lançamento, em janeiro, já tinha cedido espaço para o livro sobre a operação Lava-Jato, de Vladmir Netto. Em setembro, despencou para a sétima posição.

No topo ficou Kéfera Buchmann e o seu Tá gravando. E agora? (Paralela / Companhia das Letras). A medalha de prata de não ficção ficou com Mário Sérgio Cortella e o seu livro Por que fazemos o que fazemos? (Planeta). E o bronze, para Vladmir Netto e o seu Lava-Jato (Primeira Pessoa / Sextante).

No ranking das editoras, a Planeta aparece na primeira posição com seis títulos. Empatados na segunda posição, ficaram Grupo Companhia das Letras e Grupo Editorial Record, com cinco títulos cada. Na sequência aparece a Saraiva, com quatro títulos; Alto Astral, Ediouro, Globo e Sextante, com três títulos cada e Autêntica e Rocco, com dois títulos. Gente, Geração Editorial, Novo Conceito e Universo dos Livros colocaram um livro cada na lista.
[06/10/2016 10:30:01]