Empate técnico entre Ransom, Jojo e Audrey
PublishNews, Cassia Carrenho, 30/09/2016
Ransom Riggs, Jojo Moyes e Audrey Carlan dominam a lista de ficção semanal, com quatro livros cada, e a lista de ficção mensal de setembro, com três títulos cada

Na lista de ficção dessa semana, três autores emplacaram quatro títulos cada: Ransom Riggs, Jojo Moyes e Audrey Carlan. Apesar desse empate, o primeiro lugar da lista ficou com Riggs e o seu Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares (LeYa), com 3.073 exemplares vendidos. Os outros dois livros da série -- Cidade dos etéreos e Biblioteca das almas, publicados pela Intrínseca -- ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente. Além desses que já são sucesso há alguns meses, nessa semana estreou na lista Contos peculiares (Intrínseca), que vendeu 782 e ocupa a 15ª posição.

Jojo Moyes também não deixou por menos, além dos best-seller Como eu era antes de você (2º lugar na lista), Depois de você (3º) e A última carta de amor (9º), também emplacou o novo título Nada mais a perder (18º), todos da Intrínseca. Com isso, a Intrínseca emplacou nove títulos na lista de ficção e ficou em segundo lugar no ranking geral das editoras.

Para completar a lista de mais vendidos da lista de ficção, Audrey Carlan, com a série A garota do calendário (Verus / Record), também emplacou quatro títulos que venderam juntos 3.552 exemplares.

Ransom Riggs, Jojo Moyes e Audrey Carlan dominam a lista de ficção semanal, com quatro livros cada, e a lista de ficção mensal, com três títulos cada | © Divulgação
Ransom Riggs, Jojo Moyes e Audrey Carlan dominam a lista de ficção semanal, com quatro livros cada, e a lista de ficção mensal, com três títulos cada | © Divulgação

Na lista de ficção de setembro, os três autores repetem o empate e preferência dos leitores, só que com três títulos cada, sendo que Como eu era antes de você (Intrínseca) foi o livro de ficção mais vendido, com 18.662 exemplares.

O destaque na lista de negócios foi o Pense dentro da caixa (Gente) que alcançou o primeiro lugar com 2.005, na semana de estreia.

Em autoajuda, Curar-se para ser feliz (Petra / Ediouro) também estreou bonito, ficando em segundo lugar com 2.281 exemplares.

Na lista geral de setembro, O diário de Larissa Manoela (HarperCollins Brasil) manteve o primeiro lugar com 32.934 exemplares, seguido bem de perto por Tá gravando. E agora? (Paralela / Companhias das Letras), com 31.547.

No ranking mensal das editoras, Nobel e Sextante empataram em primeiro com 24 títulos cada, e Grupo Companhia das Letras ficou em segundo com 19. O grande destaque foi para a Saraiva, que saiu do sétimo lugar em agosto, com seis títulos, para o terceiro em setembro, com 18 títulos. Nenhuma pesquisa conseguiu prever isso!

[30/09/2016 11:26:00]