Nova Jornada de Passo Fundo será uma festa
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 29/09/2016
Com eventos em bares, restaurantes e espaços públicos, Jornada quer se capilarizar e ocupar outras partes da cidade gaúcha

Depois de ter sido cancelada no ano passado por falta de apoio e de ter mobilizado vários autores e pessoas do meio, a Jornada de Literatura de Passo Fundo já tem uma data definida para o próximo ano. A 16ª edição do evento será realizada na primeira semana do mês de outubro de 2017, entre os dias 3 e 8.

Para não ter os mesmos problemas que fizeram com que o evento fosse cancelado, a Universidade de Passo Fundo (UPF), que realiza o evento, encomendou a uma consultoria externa um diagnóstico que resultou na reformulação do evento. “Estamos trabalhando ininterruptamente na nova Jornada desde o anúncio do cancelamento. Buscamos uma consultoria para fazer uma análise diagnóstica da situação, ver o que era importante mudar, em razões das questões de mercado. Chegamos a um modelo que achamos mais adequado. Decidimos que não poderíamos passar o ano que vem em branco”, comentou Bernadete Maria Dalmolin, vice-reitora de extensão e assuntos comunitários.

Uma das mudanças mais importantes da nova Jornada será se abrir para a cidade e não ficar mais limitada ao campus da universidade, onde era montada a tenda. “Um dos grandes diferenciais dessa Jornada é como ela se abre e se capilariza pela comunidade. Vamos trabalhar o envolvimento do circuito das praças, hotéis, bares, centros culturais, trabalhando de forma que esses espaços ganhem uma nova tônica. Durante o dia, teremos atividades com crianças, à noite, os grandes debates. E, depois, a festa continuará nas ruas de Passo Fundo”, comentou Bernadete.

Com eventos em bares, restaurantes e espaços públicos, Jornada quer se capilarizar e ocupar outras partes da cidade gaúcha | © Divulgação
Com eventos em bares, restaurantes e espaços públicos, Jornada quer se capilarizar e ocupar outras partes da cidade gaúcha | © Divulgação

Dentro dessa novidade, destaca a programação Livros na mesa, leituras boêmias, que levará às ruas, bares e restaurantes debates literários. O objetivo segundo adiantou Bernadete é aproximar o público dos seus autores favoritos. Ainda dentro desta proposta, entram em cena outros espaços espalhados pela cidade localizada no norte gaúcho. No período da tarde, serão realizados seminários em diferentes locais da cidade, como o Sesc e o Teatro Mucio de Castro, além de estruturas da própria universidade. A programação na tenda principal acontecerá sempre à noite.

Além disso, Bernadete adiantou ao PublishNews que a estrutura deverá ser menor. “O diagnóstico nos mostrou que espaços grandes demais dispersam muito. É difícil um autor manter o interesse do público. Então, teremos espaços menores, para públicos menores e manteremos as atividades paralelas em outros espaços. Não teremos um público de cinco mil pessoas para um debate. Procuraremos manter duas mil, duas mil e quinhentas pessoas no máximo”, disse.

Outra mudança apontada como fundamental por Bernadete é na data. O evento, que tradicionalmente acontecia no inverno, passa a acontecer na primavera. “Em razão desse novo posicionamento e da nossa vontade de envolver mais a cidade, precisamos pensar em uma época em que a temperatura fosse mais agradável, então, mudamos a jornada para outubro”, comentou a vice-reitora.

Tania Rösing, que coordenou a Jornada nas últimas décadas e afastada da coordenação desde o ano passado, será substituída por Fabiane Burlamaque. “A professora Tania continua conosco na Universidade, fazendo parte dos nossos programas de pós-graduação. Não sei se ela terá um papel na próxima Jornada. Mas ela é convidada a fazer parte. Respeitamos e reconhecemos toda a sua trajetória. Ficará a cargo dela se envolver ou não com esta edição”, disse Bernadete. O PublishNews falou com a professora Tânia, que preferiu não comentar sobre as mudanças propostas por Fabiane e nem sobre se terá ou não um papel na nova Jornada.

Centro de Memória da Jornada

Para marcar os 35 anos de história da Jornada de Literatura, deverá ser inaugurado um Centro de Memória Literária de Passo Fundo, que vai reunir diferentes peças do acervo das Jornadas, como livros, fotos, vestimentas, discursos, depoimentos, documentários e obras de artes. “Nós temos muito material desses 35 anos de história. Já estamos catalogando e dando um trato necessário a esse material para exibi-lo nesse espaço permanente”, comentou Bernadete.

[29/09/2016 10:51:20]