Cortes no MinC afetam também a Fundação Biblioteca Nacional
PublishNews, Leonardo Neto, 26/07/2016
Ângela Fatorelli e Moema Salgado, respectivamente chefe de gabinete e coordenadora-geral do Centro de Cooperação e Difusão, também foram exoneradas nesta terça-feira

Cortes no MinC afetam também a Fundação Biblioteca Nacional | Divulgação
Cortes no MinC afetam também a Fundação Biblioteca Nacional | Divulgação
O PublishNews trouxe, na edição desta terça-feira (26), a notícia da reestruturação da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB) do Ministério da Cultura. Além da DLLLB, o MinC mexeu também na Fundação Biblioteca Nacional. O Diário Oficial da União trouxe também a exoneração de Ângela Fatorelli, que ocupava o cargo de chefe de gabinete, e de Moema Salgado, coordenadora-geral do Centro de Cooperação e Difusão, departamento responsável pela internacionalização da literatura brasileira, incluindo aqui o Programa de Apoio à Tradução da BN.

O PublishNews falou com Ângela. Ela disse que foi pega de surpresa com a notícia e que Moema inclusive está de férias. Ângela disse ainda que é pouco provável que, nesse momento, programas importantes como o de Apoio à Tradução e o que viabiliza a representação do Brasil em feiras e em eventos internacionais sejam extintos, mas que, de toda forma "há um prejuízo administrativo muito grande", comentou.

Em nota enviada à redação do PublishNews, o MinC explica que as exonerações (a todo, foram 81 em diversas áreas) “fazem parte da reestruturação da pasta e do plano de valorização dos servidores de carreira, anunciado pelo ministro Marcelo Calero, por ocasião de sua posse”. Ainda de acordo com a nota, a maior parte dos cargos será preenchida por servidores concursados que passarão a ocupar os cargos de chefia e que, “uma vez homologada a reestruturação do MinC pelo Ministério do Planejamento, será aberto processo seletivo para preenchimento dos cargos de chefia pelos servidores concursados”.

A senadora Fátima Bezerra (PT – RN), que encabeça a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca, também se manifestou sobre as demissões. “Na teoria, depois de muita resistência da cultura, o governo golpista recriou o Ministério da Cultura, mas na prática está destruindo a cultura e querendo deixá-la nos porões da Esplanada", afirmou. José Castilho Marques Neto, ex-secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) também comentou a saída de Moema e Ângela: "perdas lamentáveis de profissionais dedicadas e que fizeram a diferença na FBN. Lamentável!"

Tags: FBN, MinC
[26/07/2016 16:52:00]