Publicidade
Publicidade
Super loser: vamos celebrar nossos fracassos
PublishNews, Camila Cabete, 21/07/2016
Em sua coluna dessa semana, Camila Cabete fala sobre como falhou nas vezes em que tentou fazer consultoria na área do livro digital a editores e autores

Super Loser, ilustração de Ismael Alleycat
Super Loser, ilustração de Ismael Alleycat
Se o assunto for fracasso, posso bater no peito e dizer com humildade o quanto fracassei em consultorias. Consultoria é algo que ainda não está claro na cabeça dos profissionais e empresas. Fiz poucas e de nenhuma saí sentindo o cheiro da vitória, como costumo sentir nas empresas em que trabalho, nos projetos dos quais participo.

Quando comecei a trabalhar com livro digital, muitas editoras e autores me procuravam para saber como fazer, por onde começar. Por isso alguns chegaram a me contratar para consultoria, mas não sabiam muito bem o que consultoria significava. Ao contratar um consultor, você "aluga" a hora dele para que te dê uma visão geral do negócio, com dados e contatos. Basicamente, é o que eu faria nesta empresa em relação ao produto digital, se eu trabalhasse nela. Isso inclui uma carteira de contatos, ajuda na negociação de novos contratos, resolução de crises etc... Basicamente um guru-cartomante, só que baseado em experiência de mercado, ou um médico que te entrega um diagnóstico.

O grande problema é que, muitas vezes, quando empresas e profissionais contratam um consultor, eles acham que estão contratando um funcionário, um novo empregado. E na cabeça do consultor, ele está fazendo o papel dele, doando o tempo e criando saídas, enquanto as pessoas da empresa ficam olhando com aquela cara de "que incompetente e preguiçoso"- "ganhando pra fazer nada" e por aí vai.

Por causa dos vários desentendimentos, parei de dar consultorias, o que acabou casando com minha dedicação total a Kobo Brasil. Isso foi um alívio. Faço aqui um mea culpa e declaração de fracasso. Não conseguia ser clara o bastante sobre o que eu poderia ajudar na empresa e o que eu faria no período combinado. Por outro lado, os autores que me contratavam achavam que estavam contratando uma editora, junto com departamento de marketing, mídias sociais e agência editorial... E olha que nem cobrava caro, afinal minha incompetência não me permitia cobrar o valor justo de uma consultoria. O Editor contratava (na cabeça dele) por um valor de consultoria, um editor, diagramador, especialista em marketing e analista de mídias digitais, gerente financeiro - para o pagamento dos direitos autorais... Ah, contador também, afinal, como cobrar por um produto digital?

A clássica era o contratante ignorar veementemente uma sugestão para resolver alguma crise... Mas fazer o que? Quando vou a uma consulta médica não necessariamente significa que eu tomarei o remédio que ele me receitar. Mas seria justo o médico sair como incompetente diante do descaso do paciente?

Há um grande mal-entendido no mercado. O termo consultor virou piada interna em algumas empresas e estes profissionais aptos a ajudarem as editoras no desafio de se reinventarem estão sumindo do mercado... Estão desaparecendo em um momento crucial de mudança e reinvenção de nossa área.

Já tiveram alguma experiência parecida? Tudo bem fracassar de vez em quando, né? Essa cobrança de ser um sucesso em tudo cansa e é até meio careta. Enfim, não me procurem para consultoria. Topo um café para trocar ideias.

*Super Loser, ilustração do querido Ismael ismaelalleycat@gmail.com que me definiu muito bem assim: “você é uma cachoeira de fúria cuja a saída é uma pequena torneira prestes a se romper" e que "você é minha Power Ranger Violeta" #tamojunto

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e camilacabete no Snapchat) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica, a Ciência Moderna, por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Foi uma das fundadoras da Caki Books, editora cross-mídia que publica livros em todos os formatos possíveis e imagináveis. Hoje é a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. e possui uma start-up: a Zo Editorial (@ZoEditorial), que se especializa em consultoria para autores e editoras, sempre com foco no digital. Camila vive em um paraíso chamado Camboinhas, com seus gatos pretos Lilica e Bilbo.

O LinkedIn da Camila pode ser acessado aqui.

Sua coluna é um diário de bordo de quem vive 100% do digital no mercado editorial brasileiro. Quinzenalmente, às quintas-feiras, são publicadas novidades, explicações e informações sobre o dia-a-dia do digital, críticas, novos negócios e produtos.

[21/07/2016 09:11:22]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete faz uma DR com o livro digital e propõe: 'Amo nossa rotina, mas precisamos dar uma apimentada na nossa relação. Acho que temos que viver novas experiências...'
Camila Cabete usa sua coluna para fazer a sua lista de desejos para 2017
Em sua coluna, Camila Cabete resgata a sua própria história para concluir: 'quem resolve o que é bom e o que quer ler é o leitor'
Para Camila Cabete, o profissional hoje precisa manter a mente aberta e o coração tranquilo para absorver mudanças
Camila Cabete, em sua coluna, faz um balanço pós-Flip e conclui: 'não tenho do que reclamar'
Publicidade

O relatório Global eBook documenta e analisa como os mercados de livros digitais estão se desenvolvendo nos EUA, Reino Unido, Europa continental, Brasil, China, Índia e Rússia. Ele traz os melhores dados estatísticos disponíveis e descreve como os players globais e locais estão se saindo em cada mercado. A edição de 2016 do relatório está disponível para compra na loja brasileira da Amazon em versão para Kindle ou então no site www.global-ebook.com em PDF.

Outras colunas
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala que uma boa pesquisa, bem embasada, faz a diferença na busca pelo 'rigor obstinado' de escritores
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Volnei Canônica fala sobre a decisão da Universidade de Caxias do Sul de penhorar a sua biblioteca
Narrar a nossa própria vida pode ser um ato de luxúria. E, como acontece com toda a luxúria, também os sentimentos de culpa e de vergonha acompanham essa escrita.
Karl Ove Knausgård
Escritor norueguês
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar