MercadoEditorial.Org integra sua plataforma com a Amazon
PublishNews, Leonardo Neto, 21/07/2016
Com a novidade, cadastros feitos por editores na plataforma sobem automaticamente para o e-commerce da varejista

Em agosto do ano passado, Eduardo Blucher anunciava o início das operações do MercadoEditorial.Org, plataforma de gestão e padronização de metadados que oferece serviços gratuitos tanto para editoras quanto para livrarias. Agora, a startup anuncia que já colocou no ar a sua API – interface que permite que outros sistemas conversem com o sistema do MercadoEditorial.Org –, o que já permitiu, desde a semana passada, a integração da startup com a Amazon. Com isso, os livros cadastrados na plataforma sobem automaticamente ao e-commerce, respeitando os padrões e diretrizes da Amazon.

“Antes de começar a rodar essa API, as editoras que aderiram ao MercadoEditorial.Org só estavam tendo um trabalho extra, já que a plataforma não conversava de forma muito eficiente com outros sistemas. A partir de agora, com a API, eles podem cadastrar todos seus livros gratuitamente na nossa plataforma que eles subirão automaticamente para o sistema da Amazon e a plataforma ainda gerará planilhas em sete padrões, respeitando o que é pedido por todos as principais livrarias e distribuidores do país”, comentou Eduardo Cunha, advisor do MercadoEditorial.Org.

A aposta do MercadoEditorial.Org é na integração e na conectividade da sua plataforma com esses players do mercado. Além da Amazon, a plataforma exporta dados em conformidade com os padrões estabelecidos pela B2W, BookPartners, Cultura, Curitiba, FNAC, iSupply e Saraiva, além de uma planilha genérica com todos os dados que podem ser enviadas para distribuidores e livrarias que não têm um padrão pré-definido. "Essa funcionalidade já nasce com os dias contatos. Os nossos planos é que, num futuro próximo, esses varejistas e atacadistas conversem diretamente com a nossa plataforma e se integram a ela, a exemplo do que já aconteceu com a Amazon", comentou Danny Abensour, gerente de novos negócios da MercadoEditorial.Org.

A plataforma comemora ainda a parceria com três distribuidores – Catavento, Disal e Loyola – que vão ajudar a manter vivos e atualizados os status dos cadastrados feitos pelas editoras. “Com essas medidas, as editoras que aderirem à plataforma já vão perceber que estão trabalhando menos”, comenta Cunha.

Em breve, o MercadoEditorial.Org terá um competidor internacional, de peso. O Books in Print, plataforma que terá uma avant-première na Bienal de SP e é resultante da parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a alemã MVB, subsidiária da Feira do Livro de Frankfurt. Cunha evita comentar sobre a concorrência, mas disse ao PublishNews que a gratuidade do serviço e o fato de já terem começado as operações são diferenciais competitivos importantes. “Mas, no fim, quem vai ganhar é quem convencer mais gente eu confio na nossa capacidade de se relacionar com o mercado”, encerrou o assunto. Atualmente, 50 editoras já têm livros cadastrados na plataforma, em diferentes níveis de uso.

Remuneração e sustentabilidade

Como uma plataforma de serviços gratuitos, hoje, o MercadoEditorial.Org tem se mantido graças ao investimento inicial de Eduardo Blucher, mas a ideia é que, com o tempo e com o aumento do volume de informações, a plataforma possa criar serviços pagos. “Já pensamentos em oito ou nove formas de rentabilizar as informações da plataforma, sem precisar cobrar pelos metadados básicos”, comentou sem revelar detalhes Cunha. Por metadados básicos, a plataforma entende 33 informações que vão desde o título e autor até peso, dimensões e categorias de acordo com o Bisac e o CDD, metodologias de para padronização de estruturas temáticas de livros.

[21/07/2016 11:00:05]