Clarice faz dobradinha e assume a vice-liderança da lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 19/07/2016
Autora emplacou 'Todos os contos' e 'A hora da estrela' na lista que apura os autores nacionais mais vendidos nas livrarias brasileiras

A lista Nielsen PublishNews apura os autores nacionais mais vendidos nas livrarias e supermercados brasileiros desde abril de 2014. De lá para cá, uma escritora -- que a rigor nem é brasileira -- tornou-se figurinha repetida. Trata-se de Clarice Lispector. Ucraniana naturalizada brasileira, Clarice estava na primeira lista, referente ao mês de abril de 2014, e raramente saiu dela. Mas, ela nunca esteve em um posto tão elevado quanto no mês de junho de 2015, quando alcançou a vice-liderança da lista de ficção, perdendo apenas para a dupla de vlogamers (mistura de vlogger com gamer) Mike & Pac, autora do fenômeno Herobine - a lenda (Geração Editorial). Clarice aliás, além de ocupar o segundo lugar, com Todos os contos (Rocco), aparece na 13ª posição com o sempre presente A hora da estrela (Rocco).

Clarice faz dobradinha e assume a vice-liderança da lista Nielsen PublishNews | © Rocco
Clarice faz dobradinha e assume a vice-liderança da lista Nielsen PublishNews | © Rocco

Ainda na lista de ficção, o mês de junho marca a estreia de dois livros de duas autoras que já são velhas conhecidas da lista Nielsen PublishNews: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática (Arqueiro / Sextante), de Thalita Rebouças, e Procura-se um marido (Verus / Grupo Editorial Record), de Carina Rissi.

Na lista de não ficção, o destaque vai para o quinto volume da série sobre a ditadura brasileira escrita pelo jornalista Élio Gaspari e editada pela Intrínseca, que chegou estreou na 8ª posição. Outra estreia na lista de não ficção é da youtuber Taciele Alcolea, autora de Olá, meninas e meninos! (Planeta), que chegou na 14ª posição. Vale destacar aqui que Taciele integra o time de autores da coleção Outro Planeta, recém-criada e já emplacou outro título na lista Nielsen PublishNews: Azeitona, do booktuber Bruno Miranda, que já apareceu na lista no mês passado e, em junho, é dono da 16ª posição da lista de ficção.

No ranking das editoras, Grupo Companhia das Letras, Grupo Editorial Record e Planeta empataram no primeiro lugar, com quatro títulos cada. Gente, Globo, Intrínseca, Rocco e Saraiva também ficaram empatadas, com três títulos cada. Autêntica, Ediouro e Sextante emplacaram dois títulos e Alto Astral, Geração, Ibep, Ímpetus, LeYa, Novo Conceito e Vida & Consciência colocaram um título cada na lista.

[19/07/2016 09:34:48]