​Bookstart amplia atuação como hub editorial
PublishNews, Carlo Carrenho, 24/06/2016
Plataforma especializada em financiamento coletivo para projetos literários passa a produzir livros sem 'crowdfunding'

Bernardo Obadia é sócio-fundador e CEO da Bookstart | © Divulgação
Bernardo Obadia é sócio-fundador e CEO da Bookstart | © Divulgação

A Bookstart, primeira plataforma de crowdfunding do Brasil exclusiva para projetos editoriais, passa a oferecer ao mercado os serviços de hub editorial, independentemente da realização de financiamento coletivo. Na prática, os interessados em publicar um livro agora contam com o trabalho completo de edição, revisão, diagramação, capa e impressão da obra, mesmo que não façam crowdfunding. Conversão do impresso em e-book é outra possibilidade oferecida pelo hub editorial da Bookstart.

Os serviços podem ser executados tanto para autores – sobretudo os independentes, que não possuem vínculo com casas editoriais – quanto para editoras, que permaneceriam com os direitos autorais sobre a obra, cabendo ao hub somente a produção do livro.

Para autores independentes, a Bookstart oferece ainda a possibilidade de parceria com distribuidoras, para que a obra chegue a livrarias. Neste caso, a empresa atua como intermediadora de um acordo direto entre o escritor e a fornecedora responsável pela logística operacional.

O hub editorial da Bookstart também funciona em sinergia com campanhas de financiamento coletivo, feitas na própria plataforma ou mesmo em concorrentes. Neste caso, em vez de investir na produção do livro, o proponente – seja autor ou editora – pode captar os recursos necessários para execução do projeto por meio do crowdfunding.

A Bookstart foi fundada em junho de 2014 e já publicou mais de 60 livros sob o modelo de financiamento coletivo.

[24/06/2016 11:40:53]