PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Quadrinhos italianos ganham exposição em São Paulo

E mais: 'Mr. Jabot' agora tem duas editoras, 'Cânone Gráfico' lança terceiro volume, Haroldo de Campos homenageado em mostra; etc.

Por
Atualização:

HQ - 1Quadrinhos italianos ganham exposição em São Paulo

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Comics Que Paixão! - Quadrinhos Italianos de 1950 Até Hoje é o título da exposição que o Istituto Italiano di Cultura abre no dia 5 de julho no Centro Cultural São Paulo. Com curadoria de Maurizio Scudiero, a mostra apresentará cerca de 70 trabalhos de diversos autores. Entre os destaques, clássicos personagens - de Dylan Dog e Topolino a Valentina - e autores como Tiziano Sclavi, Milo Manara, Pratt, Sergio Bonelli, Crepax, Romano Scarpa, Andrea Lavezzolo, Benito Jacovitti, Massimo Rotundo e Simone Bianchi. A imagem ao lado, Piccolo Ranger, de 1964, é de Franco Donatelli.

HQ - 2'Jabot' no Brasil

 Foto: Estadão

Herdeiro de uma bela coleção original de Histórias de Mr. Jabot, de Töpffer, considerada a primeira HQ do mundo, André Aubert Caramuru, da Descaminhos, fechou a coedição da série com a editora Sesi-SP. Serão edições fac-similares, em tiragens de mil exemplares, e o primeiro, Mr. Jabot, de 1833, está previsto para o segundo semestre.

Leia também: Editor André Caramuru Aubert procura parceiro para lançar obra publicada por Rodolphe Töpffer, na Suíça, em 1833

Publicidade

HQ - 3Ponto final O Selo Barricada lança o terceiro e derradeiro volume da antologia Cânone Gráfico. Nele, adaptações em HQ de Kafka, Beckett, Camus, Huxley, Kerouac, Joyce, Hemingway, Fitzgerald, García Márquez, Borges, Eco, Pynchon, Murakami, David Foster Wallace e outros.

POESIA60 anos depois Haroldo de Campos (1929-2003) será homenageado a partir do dia 24, na Casa das Rosas, com a mostra Estrutura Explodida - Vidobra de Haroldo de Campos. Os 20 poemas reunidos pretendem formar um mapa de viagem e conquistar novos leitores nos 60 anos da poesia concreta.

INFANTIL - 1Lição de igualdade

 Foto: Estadão

Sai em julho, pela Pequena Zahar, Tromba Tromba (acima), do inglês David McKee. É a história de um tempo em que havia elefantes pretos e elefantes brancos. Depois de uma grande batalha, com êxito para os dois lados, eles quase foram extintos. Mas alguns deles se refugiaram por muito tempo na floresta, e então começaram a surgir apenas elefantes cinzas.

INFANTIL - 2Nova coleção O poeta mexicano Francisco Hinojosa terá três livros publicados no País pela Sesi-SP: A Pior Senhora do Mundo, que já saiu pela Nova Fronteira, Folha de Papel e Se Virando Sozinho. As obras, que inauguram a coleção Quem Lê Sabe Por Que, chegam às livrarias nos próximos dias.

Publicidade

LUSOFONIAUm pouco de Agustina Um dos principais nomes da literatura portuguesa, mas pouco publicada aqui, Agustina Bessa-Luís terá seu Breviário do Brasil lançado pela Tinta-da-China no dia 21, no Rio. Também será lançado Os Passos Em Volta, de Herberto Helder, outro importante autor de lá.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.