Parceria contra o plágio
PublishNews, Monique Sampaio, 25/05/2016
Iniciativa visa beneficiar toda a comunidade editorial e acadêmica do Brasil

A Turnitin no Brasil, empresa que atua na prevenção de plágio reunindo bases de auxílio de dados de editoras, acaba de fechar uma parceria com a Associação Brasileira de Editores Científicos, que representa editoras acadêmicas do País, e a SciELO Brasil, plataforma de armazenamento de conteúdo líder na América Latina, representando os periódicos acadêmicos indexados em sua base no Brasil.

Com a parceria, a ABEC e a SciELO estão dando um passo adiante para proteger a propriedade intelectual de seus membros. Os termos de adesão exigem o depósito de uma cópia dos artigos publicados na base de dados segura da Turnitin, permitindo que o serviço verifique o artigo comparando-o a outros conteúdos publicados.

Laercio Dona, diretor de negócios da Turnitin, explicou ao PublishNews que essa parceria é muito importante pois a Scielo e a Abec possuem um vasto banco de dados. Ressaltou ainda que para identificar o plágio os softwares comparam o trabalho do autor com os dados disponíveis e caso encontrem uma semelhança muito grande de conteúdo identificam a cópia. Sendo assim, é imprescindível que o material disponível seja cada vez mais vasto para detectar com mais precisão o uso indevido de trabalhos autorais.

[25/05/2016 06:00:00]