Publicidade
Publicidade
Buenos Aires, ‘La reina del Plata’
PublishNews, Bernardo Gurbanov, 10/05/2016
Bernardo Gurbanov, presidente da ANL e argentino, faz um balanço da Feira do Livro de Buenos Aires, encerrada nesta segunda-feira (09)

O viajante que aterrissa no Aeroparque à beira do Rio da Prata, encontra em poucos minutos de trajeto rumo à região do Obelisco uma cidade elegante, aristocrática, com praças e monumentos por todo quanto é lado. A arquitetura neoclássica, ora espanhola , ora francesa, ora italiana, impressionam pela sua imponência e refinamento.

Prédios do final do Século XIX e início do Século XX povoam o centro da cidade induzindo o visitante a supor que chegou na Europa, fantasia incorporada não por acaso pelos distintos portenhos.

Durante a primeira metade do Século XIV a educação esteve focada no ensino primário, administrada pelas ordens religiosas católicas que impuseram o uso obrigatório da língua espanhola.

Polémicas históricas aparte sobre imposições e evangelizações, numa época na qual a expressão inclusão social nem passava pela cabeça dos governos de turno, Argentina funda sua primeira universidade em 1613 e desde os seus primórdios a educação foi priorizada alcançando o ápice no processo de construção da cidadania nas décadas de 1860 e 1870 quando fomenta a chegada de professores europeus e norte-americanos para implementar um sistema eficiente e duradouro.

O ensino primário torna-se obrigatório, estatal, laico e gratuito e são construídas milhares de escolas e diversas universidades na capital e nas províncias.

Estas são algumas das pistas para começar a entender a tradição leitora deste povo e a prolífica produção de escritores que a partir do final do Século XIX começaram a derramar uma literatura que acabou transbordando mundo afora.

No Século XXI, tanto ou mais “problemático e febril” como diz o tango Cambalache se referindo ao Século XX, a educação entrou num processo de industrialização e degradação continuada que parece não ter fim e nem é exclusividade dos nossos vizinhos.

Brasil tenta e naufraga há décadas na construção de um país leitor enquanto Argentina, depois de ter conseguido essa meta até pelo menos a década de 1970, parece estar desconstruindo esse país onde todo tempo passado foi melhor.

Mesmo assim, Buenos Aires é ainda a cidade com maior concentração de livrarias por habitante no mundo e também a que ostenta o maior número de psicanalistas e psicanalisados por metro quadrado. Tem até um setor do bairro de Palermo chamado Vila Freud.

Poucos quarteirões separam Vila Freud do centro de exposições La Rural, onde todo ano acontece a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires – FILBA.

Durante três semanas um desfile de tipos humanos que superou, em 2016, a marca de 1,2 milhão de pessoas, visita o recinto de 40 mil m² para encontrar seus autores favoritos, descobrir livros inusitados, participar das mais de 1,5 mil atividades culturais, dentre as quais, destacou, nesta última edição, a presença de dois Prêmios Nobel de literatura: o peruano Mário Vargas Llosa e o sul-africano John Maxwell Coetzee.

Mario Vargas Llosa durante a 42ª edição da Feira do Livro de Buenos Aires | © Divulgação
Mario Vargas Llosa durante a 42ª edição da Feira do Livro de Buenos Aires | © Divulgação

Uma festa anual, uma celebração do livro e da leitura que renova as esperanças de reconstruir o paraíso perdido.

[Nota do Editor: a Feira do Livro de Buenos Aires já adiantou a data de sua realização em 2017. Será de 27 de abril a 16 de maio e a cidade homenageada será a americana Los Angeles].

Bernardo Gurbanov é presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e proprietário da Editora Letraviva. Para conhecer mais sobre sua história livreira e de vida, leia aqui mesmo no PublishNews matéria A saga dos livreiros Gurbanov na Argentina e descubra porque ele é nosso argentino brasileiro predileto.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Bernardo Gurbanov faz uma análise dos impactos da pandemia no negócio das livrarias e aproveita para chamar a atenção do leitor para o Projeto Retomada, que busca formar um fundo para garantir capital de giro a pequenos livreiros.
Em sua coluna, Gurbanov fala sobre a sua participação no Fórum sobre Políticas Públicas e a Rede de Livros no México e como o Brasil se comporta nesse quesito
Em seu artigo, Gurbanov fala sobre a obra escolhida pelo Prêmio Jabuti como Livro do Ano e que o mercado do livro precisa urgente aprimorar sua gestão 'para sair desse estado de inércia'
Bernardo Gurbanov foi para a Feira do Livro de Buenos Aires e fala de se promover a leitura de forma criativa
Bernardo Gurbanov foi para a Avenida Corrientes acompanhar a 11ª edição da Noite das Livrarias e conta o que viu
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos
Nelson Rodrigues
Escritor brasileiro

(1912 - 1980)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar