PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Salão do Livro Político vai discutir, em junho, o passado e o presente

E mais na Babel: Cidinha da Silva; Marcelo Rubens Paiva, Clemente e o movimento punk; padre Marcelo, Julian Barnes etc

Por
Atualização:

EVENTOSalão do Livro Político vai discutir o passado e o presente

( Foto: Filipe Araujo/Estadão)

PUBLICIDADE

Com a presença da filósofa Marilena Chauí (foto), da líder estudantil Carina Vitral, do jurista Fábio Konder Comparato e da militante Amelinha Teles, entre outros, será realizado, de 1.º a 3 de junho, no Centro Cultural São Paulo, o 2.º Salão do Livro Político. Na programação, debates sobre a situação política atual, a ditadura e o impeachment de Collor, questões raciais e de gênero, o conflito entre Israel e Palestina e o mercado de livros políticos. Além disso, haverá uma mesa para discutir a literatura feita na periferia, exibição de curtas, lançamentos e uma feira de livros com a participação de cerca de 20 editoras e descontos de até 50%. A organização do evento é das editoras Alameda, Anita Garibaldi, Boitempo, Caros Amigos, Cortez, Filoczar, Iskra e Sundermann.

CRÔNICAOlhar atento

 Foto: Estadão

Escritora, dramaturga, blogueira e militante, Cidinha da Silva (foto) lança, pela Pallas, Sobre-Viventes. O livro acaba de chegar da gráfica e terá uma extensa agenda de lançamentos pelo País, a começar por Salvador, dia 13. Ela estará por aqui nos dias 17 (Salão do Livro de Guarulhos), 23 (Ação Educativa) e volta em junho. A obra traz 41 crônicas da autora que está sempre atenta à análise do cotidiano da política e da cultura na perspectiva de africanidades e das relações raciais e de gênero.

ESPORTEJogada política Sai nas próximas semanas, pela Sesi SP, Jogada Política no Esporte. A obra do jornalista Fábio Piperno resgata momentos em que as relações internacionais e as decisões políticas impactaram a história de atletas e competições.

Publicidade

NÃO FICÇÃOMovimento punk Marcelo Rubens Paiva e Clemente lançam, em setembro, pela Alfaguara, Meninos em Fúria. É a história do movimento punk em SP por meio da trajetória de uma de suas principais bandas, a Inocentes. É, também, um livro político, já que mostra a luta de garotos da periferia por mais espaço no fim da ditadura.

SEBODe volta ao livro A estreia de Liberdade, Liberdade, em abril, na Globo, aumentou em 60 vezes o número de exemplares vendidos de Joaquina, Filha do Tiradentes, na Estante Virtual. Publicada em 1987 por Maria José de Queiroz, a obra serviu de inspiração para a novela.

AUDIOLIVROBiografia narradaPadre Marcelo Rossi - A Superação pela Fé, de Edison Veiga, ganha versão em audiobook pela Tocalivros. Em 3h37, o autor, que é repórter do Estado, narra a história de um dos padres mais pops do País.

ROMANCEO novo Julian Barnes Os leitores do britânico Julian Barnes terão de esperar até 2017 pela tradução de seu novo romance, The Noise Of Time, recém-lançado no Reino Unido e já considerado a obra-prima do autor de O Sentido de Um Fim. A obra é centrada no compositor soviético Dmitri Shostakovich (1906-1975) e na ideia do embate entre arte e poder, covardia e coragem. * Mas... No segundo semestre, a Rocco lança Keeping an Eye Open, livro de ensaios sobre arte publicado originalmente em outubro do ano passado.

**

Publicidade

Veja também:Entrevista: Mario Vargas Llosa diz que Brasil está dando exemplo de combate à corrupçãoGaleria Dia das Mães: 11 momentos especiais em que grandes escritores eram apenas filhos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.