Michel Laub é finalista do Dublin Literary Award
PublishNews, Leonardo Neto, 12/04/2016
Obra ganhadora, que será conhecida no dia 9 de junho, levará para casa prêmio de 100 mil euros

Quatro brasileiros (Daniel Galera, Michel Laub, Paulo Coelho e Paulo Scott) estavam na lista dos indicados ao Dublin Literary Award, mas apenas Michel Laub passou de fase e é um dos finalistas ao prêmio que dará 75 mil euros ao autor e 25 mil euros ao seu tradutor e será entregue no dia 9 de junho. Laub, que concorre com Diário da queda (no Brasil publicado pela Companhia das Letras), disputa com outras nove obras de oito nacionalidades, incluindo Outlaws, do espanhol Javier Cercas; Lila, da norte-americana Mariltynne Robinson -- ambos já finalistas no prêmio – e Academy street, de Mary Costello, a única irlandesa da lista.

Michel Laub é finalista do Dublin Literary Award | © Agência Brasil / WikiCommons
Michel Laub é finalista do Dublin Literary Award | © Agência Brasil / WikiCommons

As indicações ao prêmio foram feitas por bibliotecas públicas espalhadas pelo mundo. No caso de Laub, a indicação foi feita pela Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, de Brasília. Na avaliação dos bibliotecários que compõem o júri, Laub “usa palavras e frases para fazer este livro atingir um raro grau de excelência literária em uma prosa simples, mas eficaz. Um romance corajoso, honesto, escrito por um grande escritor”. Caso vença a disputa, Laub dividirá o prêmio com Margaret Jull Costa, tradutora da obra para o inglês.

“O vencedor de 2016 será escolhido dentro de uma intrigante lista internacional que inclui cinco mulheres. Os romances chegam do Brasil, Alemanha, Índia, Irlanda, Jamaica, Ruanda, França, Espanha e EUA”, declarou orgulhosa Magareth Hayes, bibliotecária da cidade de Dublin, organizadora do prêmio. “Enquanto muitas das histórias refletem temas contemporâneos, elas nos trazem personagens que enfrentam desafios atemporais de amor e perda, de inocência e isolamento. Estas histórias envolventes são ambientadas em paisagens contrastantes que incluem Brasil, Índia e Ruanda”, completou.

Finalistas do Dublin Literary Award | © Divulgação
Finalistas do Dublin Literary Award | © Divulgação

O Dublin Literary Award apresenta anualmente um romance escrito originalmente em inglês ou traduzido para o inglês e o seu objetivo é promover a excelência da literatura mundial. O prêmio é patrocinado pela cidade de Dublin e organizado pela Dublin City Public Libraries. Podem participar novelistas de qualquer nacionalidade.

Confira abaixo a lista completa dos finalistas:

Outlaws, de Javier Cercas (Espanha), traduzido por Anne McLean

Academy street, de Mary Costello (Irlanda)

Your fathers, where are they? And the prophets, do they live forever?, de Dave Eggers (EUA)

The end of days, de Jenny Erpenbeck (Alemanha), traduzido por Susan Bernofsky

A brief history of seven killings, de Marlon James (Jamaica)

Diary of the fall, de Michel Laub (Brasil), traduzido por Margaret Jull Costa

Our lady of the Nile, de Scholastique Mukasonga (Ruanda), traduzido por Melanie Mauthner

Dept. of speculation, de Jenny Offill (EUA)

Lila, de Marilynne Robinson (EUA)

Family life, de Akhil Sharma (Índia / EUA)

Tags: Michel Laub
[12/04/2016 09:25:23]