Paulo Coelho, Pedro Bandeira e Drummond voltam à lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 03/03/2016
Nova edição de ‘O alquimista’ leva Paulo Coelho para a quarta posição da lista de ficção enquanto Pedro Bandeira apareceu com ‘A droga da obediência’ e Drummond, com ‘Sentimento do mundo’

Ele andava sumido. Desde julho do ano passado, Paulo Coelho não aparecia na lista Nielsen PublishNews, que apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros. Mas agora ele está de volta e de cara nova. É que a Sextante lançou no fim do ano passado uma nova edição de O alquimista que, no período um de 2016 (a Nielsen divide o ano em 13 períodos), fez bonito e chegou à quarta posição entre os livros de ficção da Lista Nielsen PublishNews. Acima dele, nas duas primeiras posições, Isabela Freitas -- com os seus Não se apega, não (Intrínseca), na primeira posição, e Não se iluda não (Intrínseca), na segunda posição – e Zíbia Gasparetto com o romance espírita Ela confiou na vida (Vida & Consciência).

Nova edição de 'O alquimista' traz Paulo Coelho de volta para lista Nielsen PublishNews | © Niels Akermann
Nova edição de 'O alquimista' traz Paulo Coelho de volta para lista Nielsen PublishNews | © Niels Akermann

Ainda na lista de ficção, destacam-se Pedro Bandeira, com A droga da obediência (Moderna), na 15ª posição (ele não aparecia na lista desde abril do ano passado); Carlos Drummond de Andrade, com Sentimento do mundo (Companhia das Letras / Companhia de Bolso), na 16ª, e Jorge Amado, com Capitães da areia (Companhia das Letras / Companhia de bolso), na 20ª posição.

A lista de não ficção é encabeçada por Ruah (Princípium / Globo), do padre Marcelo Rossi que emplacou outros dois títulos na lista: Philia, na segunda posição e Philia para colorir, na quarta posição. Seguindo Ruah, um guia em que o padre ensina como manter uma vida saudável através de uma nova maneira de lidar com a alimentação, outros livros relacionados à comida brilham na lista. É o caso de Dona Benta – Comer bem (Nacional / Ibep), na quinta posição; Bela cozinha (Globo), de Bela Gil, cujo volume um aparece na 19ª posição e o número dois, na nona posição; e Cozinha prática (Senac SP), de Rita Lobo, na 20ª posição.

No topo do ranking das editoras, dois times empataram, com seis títulos cada: a Autêntica, liderado por Paula Pimenta que sozinha emplacou cinco títulos (o sexto tem a sua participação), e Globo, encabeçado por padre Marcelo Rossi e Bela Gil. As editoras são seguidas pelo Grupo Companhia das Letras e Sextante que colocaram quatro títulos cada na lista; Grupo Editorial Record e Vida & Consciência, com três títulos; Intrínseca, Novo Conceito, Planeta e Saraiva, com dois títulos cada. Abril Educação, Ibep, Gente, Grupo Santillana (Moderna) e LeYa também pontuaram nesse período, com um título cada.

[02/03/2016 23:25:08]