Reajuste de 24% no preço do papel deve impactar preço de livro, alerta Abigraf
PublishNews, Redação, 12/02/2016
Em 2015, o insumo já tinha sofrido reajuste 12%. Na opinião do presidente da entidade, isso torna ‘demasiadamente oneroso o custo produtivo da indústria gráfica’.

 Levi Ceregato, presidente da Abrigraf, manifestou preocupação do setor com o aumento do preço do papel | © Divulgação
Levi Ceregato, presidente da Abrigraf, manifestou preocupação do setor com o aumento do preço do papel | © Divulgação
O aumento de 24% no preço do papel, o principal insumo da indústria gráfica, pode ter impacto nos preços do livro, alerta a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional).

Levi Ceregato, presidente da entidade, encaminhou cartas aos dirigentes das entidades IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores) e Andipa (Associação Nacional dos Distribuidores de Papel), manifestando a preocupação do setor com o aumento que deve valer a partir deste mês.

“Os principais prejudicados serão os consumidores e a sociedade, pois o impacto será direto nos preços de itens fundamentais, como livros, revistas e embalagens de papel-cartão, amplamente utilizadas em medicamentos e alimentos”, observa.

Ceregato lembra que, em 2015, o insumo já tinha sofrido reajuste de 12%. “Assim, torna-se demasiadamente oneroso o custo produtivo da indústria gráfica, num momento de recessão econômica e retração dos mercados”, ponderou. “É preciso considerar, ainda, que se mantém o imposto de importação e que o dólar elevado dificulta as compras externas do insumo. Nesse contexto, as gráficas ficam sem alternativas para buscar matéria-prima a preços capazes de impedir o reajuste dos impressos, em prejuízo da sociedade”, concluiu.

Tags: Abigraf
[12/02/2016 08:53:23]