Cultura Livros

Coates, Wood e Tóibín concorrem a prêmio da crítica americana

National Book Critics Circle anunciará vencedores em 17 de março
O jornalista americano Ta-Nehisi Coates, autor de 'Entre o mundo e eu' Foto: Gabriela Demczuk / NYT
O jornalista americano Ta-Nehisi Coates, autor de 'Entre o mundo e eu' Foto: Gabriela Demczuk / NYT

RIO - O National Book Critics Circle, associação de críticos dos Estados Unidos, anunciou os finalistas das seis categorias de seu tradicional prêmio literário, concedido anualmente desde 1974. Os vencedores serão anunciados em 17 de março.

Na categoria crítica concorrem, entre outros, o jornalista americano Ta-Nehisi Coates, com o ensaio sobre racismo “Entre o mundo e eu” (lançado no Brasil pela Objetiva), o inglês James Wood, com “A coisa mais próxima da vida”, e o irlandês Colm Tóibín, por “Sobre Elizabeth Bishop” (ambos inéditos no Brasil).

Na categoria ficção, estão entre os finalistas os americanos Paul Beatty e Anthony Marra e a mexicana Valeria Luiselli, que teve seu badalado romance anterior, “Rostos na multidão”, lançado no Brasil pelaAlfaguara.

A associação concede ainda prêmios de poesia, não ficção, biografia e autobiografia. O prêmio pelo conjunto da obra será entregue ao escritor Wendell Berry, de 81 anos, autor de romances, contos, poemas e ensaios. Ambientados em uma cidade imaginária do estado do Kentucky, seus romances falam sobre a vida rural nos Estados Unidos.