Cultura Livros

Transferência das cinzas de García Márquez está prevista para março

Cerimônia será realizada na Universidade de Cartagena, onde escritor colombiano estudou

Gabriel García Márquez em Cartagena
Foto: MANUEL PEDRAZA / MANUEL PEDRAZA/El Tiempo/GDA
Gabriel García Márquez em Cartagena Foto: MANUEL PEDRAZA / MANUEL PEDRAZA/El Tiempo/GDA

CARTAGENA - Depois da morte de Gabriel García Márquez, em 17 de abril de 2014, a família foi muito questionada sobre o destino de suas cinzas. Ficariam no México, onde ele vivia desde 1961 com a mulher, Mercedes Barcha, e escreveu obras-primas como “Cem anos de solidão”? Ou voltariam à terra natal? O impasse só foi resolvido em agosto deste ano, quando Mercedes comunicou a autoridades colombianas o desejo de que as cinzas fossem transferidas para o país. Mas não para Aracataca, cidade natal do autor e inspiração da mítica Macondo, e sim Cartagena.

O local escolhido foi o claustro La Merced, da Universidade de Cartagena, no centro histórico, onde o autor cursou Direito por dois semestres no fim dos anos 1940. Inicialmente marcada para 12 de dezembro, a cerimônia foi adiada devido às obras ainda necessárias para adaptar o edifício do século XVII ao afluxo de visitantes. A nova previsão é março, segundo a secretária-geral da universidade, Marly Mardini.

Além de um monumento com um busto do escritor, onde as cinzas serão depositadas, a universidade ganhará uma exposição audiovisual sobre Gabo. Também será criada a Cátedra Gabriel García Márquez, para incentivar pesquisas em torno de sua obra e sua relação com o Caribe colombiano. Os detalhes da cerimônia ainda serão definidos pela família.

— Ficamos honrados. A universidade não será só um depósito das cinzas. Teremos um projeto cultural e acadêmico em torno de García Márquez — diz Mardini.

O repórter viajou a convite da FNPI como participante da Bolsa Gabriel García Márquez de Jornalismo Cultural