Cultura

Autora de HQs da Mulher Maravilha e Hera Venenosa vem à Comic Con

Roteirista americana Amy Chu se destaca nas grandes editoras de quadrinhos

Amy Chu escreve roteiros de historias em quadrinhos para grandes editoras americanas
Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo
Amy Chu escreve roteiros de historias em quadrinhos para grandes editoras americanas Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo

SÃO PAULO - Com um MBA na Universidade de Harvard e diplomas de Desenho Arquitetônico no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e em Estudos da Ásia Oriental na Wellesley College, Amy Chu poderia estar empregada como executiva em grandes corporações ou fazendo consultoria para multinacionais. Mas essa americana, uma das convidadas da segunda Comic Con Experience (CCXP), que acontece de hoje a domingo em São Paulo, escreve quadrinhos. Entre seus principais lançamentos de 2016 está a minissérie em seis números “Poison Ivy: cycle of life and death”, protagonizada pela Hera Venenosa, a sensual e letal inimiga de Batman.

No início do século, quando uma amiga, a escritora e roteirista Georgia Lee, propôs abrir uma editora de quadrinhos, Amy achou que ficaria apenas na administração do negócio. Quando a parceira foi convidada a dirigir um filme, ela se viu sozinha e disposta a tocar a empresa. Para aprender mais, foi fazer cursos com o editor Andy Schmidt e o roteirista Scott Snyder (“Vampiro americano” e “Batman”).

— Talvez eu não devesse dizer isso, porque em algum momento de nossas vidas a gente lê quadrinhos. Para vocês é a “Mônica”, para nós é “Archie”. Mas eu não sabia nada sobre super-heróis ou conceitos como continuidade, tinha que consultar a Wikipedia para tudo. E foi realmente muito intimidador, apesar de que havia alguns rapazes que me apoiavam bastante. No fim, escrever um roteiro é uma coisa específica. Como eu tinha alguma experiência escrevendo planos de negócios, que precisam ser bem concisos, acabei me dando bem — disse ela, em entrevista ao GLOBO, antes de vir ao Brasil e participar da CCXP, onde vai estar disponível todos os dias para conversar com os fãs.

Fundadora da Alpha Girl Comics, a roteirista tem uma produção autoral e já trabalhou para grandes editoras de quadrinhos americanas, como DC Comics, Vertigo e Image. Por meio de sua empresa, ela publica as séries autorais “Girls night out” e “A sala vip” — esta ganhou uma edição em português que estará à venda na feira. Entre os desenhistas que dão vida aos seus roteiros estão os brasileiros Anderson Cabbral e Silvio DB.

— Em seus projetos autorais, ela sempre procura brindar os leitores com uma grande variedade de temas, mas essa característica das personagens femininas marcantes está sempre presente. Isso tem se repetido em seus trabalhos com as heroínas, como a Mulher Maravilha A passagem pela Hera Venenosa promete — diz DB.

RESGATE NO AFEGANISTÃO

Imagem da capa de 'Sensation Comics - Wonder Woman', com roteiro é de Amy Chu Foto: Reprodução
Imagem da capa de 'Sensation Comics - Wonder Woman', com roteiro é de Amy Chu Foto: Reprodução

Em dezembro de 2014, a DC publicou uma história de Amy da Mulher Maravilha na série “Sensation Comics”, que se concentra em histórias fechadas, fora do arco das revistas regulares mensais dos personagens e é dedicada aos suportes digitais. No episódio, “Rescue angel”, ela coloca a heroína em contato com um outro tipo de guerreira, uma jovem piloto de combate em meio à Guerra do Afeganistão.

A minissérie da Hera Venenosa faz parte do projeto da DC de revitalizar seus mais ilustres personagens secundários. A ideia, segundo declarou a um jornal americano o editor Don DiDio, que também estará na CCXP, é trazê-los de volta à ativa e reposicioná-los no contexto atual do universo da editora.