22/11/2015 11h05 - Atualizado em 22/11/2015 11h05

Professora cria biblioteca em ponto de ônibus de universidade de Rondônia

Qualquer pessoa pode pegar os livros emprestados de forma gratuita.
Acervo inclui obras de literatura brasileira e americana, filosofia e direito.

Do G1 RO

Uma biblioteca foi montada em um dos pontos de ônibus localizados da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho. O projeto é da professora aposentada Ivete de Aquino e está encantando alunos, funcionários e visitantes.

Ivete explica que criou a iniciativa para incentivar a leitura e fomentar a doação de livros. "Percebi que aqui na cidade não tem nada do gênero, então pensei em começar aqui pela Unir mesmo e depois difundir pela cidade, proporcionando um maior incentivo e formação para a cidadania", diz a idealizadora.

Não há fiscalização na pequena estrutura, com acervo que inclui livros de literatura brasileira e americana, filosofia, direito constitucional e outros. "O acesso à leitura ficou mais fácil, você não precisa ter um cadastro específico, aproveita e passa o tempo de uma forma mais proveitosa, com acesso a qualquer livro, de qualquer tema", avaliaa estudante de Letras Laura Moreira.

Conforme Ivete, a ideia é expandir o projeto que está em andamento, deixando-a com um espaço mais amplo e confortável, com os livros mais protegidos.