Jabuti já tem seus vencedores de 2015
PublishNews, Leonardo Neto, 19/11/2015
Maria Valéria Rezende ganhou na categoria romance, Carol Rodrigues em Contos e Crônicas e Alexandre Guarnieri em poesia

Maria Valéria Rezende ganhou na categoria romance | © Facebook da autora
Maria Valéria Rezende ganhou na categoria romance | © Facebook da autora
Na última quinta-feira (19), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os vencedores do Prêmio Jabuti 2015. Maria Valéria Rezende ganhou na categoria Romance com Quarenta dias (Alfaguara). Em segundo lugar, ficou João Anzanello Carrascoza com Cadernos de um ausente (Cosac Naify) e, em terceiro, Evandro Afonso Ferreira, com Os piores dias de minha vida foram todos (Record). Na categoria Contos e Crônicas, o vencedor foi Sem vista para o mar – contos de fuga (Edith), de Carol Rodrigues. O segundo lugar ficou com Flávio Cafiero, por Dez centímetros acima do chão (Cosac Naify) e o terceiro lugar com Conceição Evaristo, por Olhos d’água (Pallas). Em poesia, o vencedor foi Alexandre Guarnieri, por Corpo de Festim (Confraria do Vento). Marco Lucchesi ficou com o segundo lugar por Clio (Globo) e Manoel Herzog ficou com o terceiro lugar com A Comedia de Alissia Bloom (Patuá)

Uma das novidades dessa edição foi a inclusão, pela primeira vez, de uma categoria digital. O vencedor do Infantil Digital é Meu aplicativo de folclore (Ática), de Ricardo Azevedo. O segundo lugar ficou com Via Láctea de Olavo Bilac (Storymax), de Samira Almeida e Fernando Tangi e o terceiro com o clássico de Ziraldo Flicts (Melhoramentos/Engenhoca). Outra novidade foi a inclusão da categoria Adaptação. Eloar Guazelli ficou com o primeiro e o segundo lugares. O seu trabalho Caput (WMF Martins Fontes) levou o primeiro lugar e Grande sertão: veredas graphic novel (Biblioteca Azul), que o ilustrador assina em parceria com Rodrigo Rosa ficou com o segundo lugar. O terceiro lugar ficou com O Guarani em cordel (Amarylis), de Klévisson Viana

A cerimônia de entrega está marcada para o dia 3 de dezembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Os primeiros colocados de cada uma das 27 categorias receberão R$ 3,5 mil e no dia 3 também serão conhecidos os Livros do Ano (ficção e não ficção), que embolsarão R$ 35 mil. Os vencedores estão listados no site do Prêmio Jabuti.

[19/11/2015 13:05:48]