15/11/2015 10h59 - Atualizado em 15/11/2015 11h03

Biblioteca do Centur celebra 41 anos de seção para deficientes visuais

Seção Braille recebe programação especial de aniversário.
Programação inclui atividades lúdicas e educativas.

Do G1 PA

A Biblioteca Pública Arthur Vianna do Centur, em Belém, recebe a partir desta segunda-feira (16) uma série de encontros chamada “Diálogo sobre o Sistema Braille”, como parte da programação que celebra os 41 anos da Seção Braille do espaço. O evento será realizado das das 15h às 17h e segue até o dia 19 .

A ideia é abrir um canal de diálogo para os familiares e amigos de deficientes visuais e a comunidade em geral que frequenta a biblioteca. “Às vezes, por não ter um convívio com essas pessoas, a comunidade não sabe como agir em situações simples como ajudar a atravessar uma rua. Até mesmo a forma mais educada de abordar para oferecer ajuda será mostrada durante esses encontros, além de explicar o sistema Braille e outras ferramentas”, adianta Pedro Neto, bibliotecário responsável pela Seção Braille.

Na terça-feira (17), o Cine Líbero Luxardo exibe curtas-metragens com audiodescrição a partir das às 10h. Na quarta-feira (18) jovens e adultos serão convidados para um torneio de dominó, na Seção Brinquedoteca, localizada no segundo andar da biblioteca. “Cada dupla deverá ser formada com pelo menos uma pessoa deficiente visual”, explica Pedro.

A programação será encerrada na quinta-feira (19), com uma uma oficina de capoeira ministrada por José Monteiro e Cleiton Barbosa no espaço térreo da Fundação Cultural do Pará, das 9h às 11h, para pessoas a partir dos 7 anos de idade, deficientes visuais ou não. A partir das 14h, será realizado um torneio de xadrez, na Seção Brinquedoteca, no 2º andar da biblioteca, com reserva de 8 vagas para deficientes visuais.

Serviço:
41 Anos da Seção Braille da Biblioteca Arthur Vianna
Quando: De 16 a 20 de novembro
Onde: Biblioteca Pública Arthur Vianna (Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré)
Aberto ao Público.