O fim da parceria entre os Riff e Nicole Witt
PublishNews, Leonardo Neto, 13/10/2015
Depois de 20 anos, agências brasileira e alemã rompem parceria comercial

Já é uma tradição: sempre na segunda-feira que antecede a Feira do Livro de Frankfurt, a agente Nicole Witt, da Mertin Witt -- agência alemã especializada em intermediar negócios com autores de língua portuguesa e espanhola em nível global -- recebe amigos, editores e autores em uma festa. Nesse ano, não foi diferente. Na noite passada, algumas dezenas de pessoas – muitos brasileiros entre elas -- se reuniram no convescote de Nicole. Um assunto inevitável nas rodas de conversa era o fim da parceria entre a Mertin Witt com a Agência Riff. Nicole comentou com o PublishNews que a amizade permanece, mas que a diversidade do catálogo construído pela família Riff estava sendo um complicador na parceria que data de mais de duas décadas. “O catálogo da Lúcia cresceu muito e nós não tínhamos mais condições de dar a atenção devida a cada um dos autores”, disse a agente alemã ao PublishNews.

Nicole, que recebeu nesse ano o prêmio de melhor agência literária do LBF International Excellence Awards, comentou ainda que a decisão foi muito bem pensada, ao longo de um período. Em julho passado, Lúcia Riff contratou Ana Paula Hisayama para, justamente, reforçar o time da agência no campo internacional. Outro fator que pesou na decisão das agentes é que, em alguns casos, havia um terceiro agente na intermediação. E a partilha do bolo passou a não ser interessante para as duas agências. Era comum, por exemplo, que em países escandinavos ter um agente local. Ou seja, as comissões pagas deviam ser partilhadas entre as três agências.

A noite serviu também para que Nicole anunciasse os três novos autores da casa: os brasileiros Guiomar de Grammont, Fernando Bonassi e o italiano radicado no México Federico Mastrogiovanni. No seu catálogo, Nicole tem figurões da literatura brasileira como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e representantes da literatura contemporânea como Paulo Lins, Paulo Scott, Nelson Motta e José Luiz Passos.

[13/10/2015 03:16:31]