Fórum das Letras divulga programação
PublishNews, Leonardo Neto, 08/10/2015
Ao todo, 80 convidados passarão pela cidade histórica de Ouro Preto entre os dias 4 e 8 de novembro

Divulgação Fórum das Letras
Divulgação Fórum das Letras
Entre os dias 4 e 8 de novembro, cerca de 80 convidados – entre autores nacionais e estrangeiros e personalidades do meio literário – estarão em Ouro Preto para as cerca de 40 sessões de debates, workshops e intervenções artísticas da 11ª edição do Fórum das Letras. O evento, idealizado por Guiomar de Grammont, homenageará Graciliano Ramos e marcará o início das atividades da primeira Casa de Refúgio para Escritores da América Latina, anunciada na edição de 2014, quando os representantes do International Cities of Refuge Network (Icorn) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) assinaram a carta de intenção. Na oportunidade, estará presente o primeiro autor a ser abrigado pela instituição, contribuindo assim para a liberdade de expressão daqueles que sofrem com censuras e perseguições de regimes totalitários em seus países de origem, iniciativa que ganha ainda mais corpo em tempos atuais.

Entre os autores nacionais convidados para o Flop, estão nomes como Ana Elisa Ribeiro, Betty Mindlin, Carlito Azevedo, Cecília Boal, Christian Dunker, Conceição Evaristo, Cremilda Medina, Fabio Weintraub, Felipe Pena, Geraldo Carneiro, Heliete Vaitsman, Jards Macalé, João Batista Melo, Jorge Mautner, Juremir Machado, Laerte Coutinho, Luize Valente, Marcelino Freire, Miriam Leitão, Pedro Vasquez, Roger Mello, Sérgio Abranches e Vladimir Safatle. Completam esta seleção os convidados internacionais John Dinges (EUA), José Luís Peixoto (Portugal) e Lopito Feijóo (Angola).

“Estamos em um momento crucial da história, em que é preciso trabalhar ativamente pela paz e compreensão entre culturas diferenciadas. As narrativas que diferentes culturas constroem sobre o mundo falam de sua relação com o meio. Os conflitos vividos em nossa era tão conturbada se originam, muitas vezes, dessa cisão entre o homem e suas formas de expressão”, explica Guiomar.

O Flop é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e conta com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, BNDES, Petrobras e Samarco. Para conferir a programação completa do Flop, clique aqui.
[08/10/2015 10:26:31]