ANL divulga programação de sua 25ª convenção
PublishNews, Redação, 07/10/2015
Evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro, em São Paulo

Senadora Fátima Bezerra (PT/RN) é um dos destaques da programação © Waldemir Barreto/Agência Senado
Senadora Fátima Bezerra (PT/RN) é um dos destaques da programação © Waldemir Barreto/Agência Senado
Quando tomou posse como presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), em março, Afonso Martin prometeu que a entidade teria uma guinada. O foco seria mais oferecer serviços aos associados e menos representá-los institucionalmente. Outro fato relevante que Afonso apontou é que livrarias importantes no contexto econômico, que participaram da criação da entidade em 1978, tinham se afastado da associação e muitas delas tinham se desligado. Um dos exemplos é a Livraria Cultura. A família Herz esteve na fundação da ANL, mas não faz mais parte dos quadros associativistas da entidade. Afonso se prepara agora para a sua primeira Convenção Nacional de Livrarias como presidente da entidade que a organiza e comemora a reaproximação desses velhos conhecidos da entidade. É que Sérgio Herz, presidente da Livraria Cultura, apesar de não ter ainda se associado à ANL, é um dos destaques da programação da 25ª edição da Convenção da ANL, marcada para acontecer entre os dias 10 e 11 de novembro, na sede da Academia Paulista de Letras (Largo do Arouche, 312 / 324 – São Paulo/SP).

Sergio participa da primeira mesa de discussões do evento, intitulada As livrarias e os novos tempos: acompanhando a sociedade moderna, que vai reunir, além de Sérgio, os livreiros Angela Aranha (Casa de Livros), Ednilson Xavier (Livraria Cortez) e Epson Andrade (Livraria BrainStore), sob mediação de Afonso. O debate acontece na terça-feira (10), às 10h30, logo depois da cerimônia de abertura da convenção. "Estamos muito felizes com essa reaproximação. A Cultura traz um símbolo importante: ficou ausente e agora está voltando", disse Afonso ao PublishNews. Afonso salientou ainda que representantes da Livraria da Vila já se inscreveram para o evento e que Saraiva e Travessa se demonstraram interessados em participar do evento.

Outro destaque da programação é o debate sobre o Projeto de Lei 49/2015, de autoria da senadora Fátima Bezerra (PT/RN), e que quer regulamentar o varejo do livro. Para a mesa, além da parlamentar, estarão presentes representantes das entidades ABEU, ABDL, ABRELIVROS, ANL, CBL, LIBRE e SNEL. A programação da quarta-feira (11) começa às 8h30, com a palestra Inovação no varejo nacional e estrangeiro, com o editor Eduardo Blucher, idealizador da plataforma MercadoEditorial.org, e com Gustavo Carrer, representando o Sebrae-SP. A partir das 14h30, a livreira Elisa Ventura (Blooks); Nelson Ferreira, gerente de planejamento estratégico da Natura; Renato Telles, especialista em administração e em estratégias de negócios, e Tony Marlon, da Escola de Notícias, debatem o Marketing e a criatividade no varejo. Encerrando a programação, Juliana Ribeiro, da Allure Consultoria (conheça aqui o trabalho dela), fala sobre O livreiro como valor diferencial.

O investimento para associados da ANL é de R$ 480 e para não associados, o valor é de R$ 700. Para saber mais sobre a convenção, se inscrever e ter acesso à programação completa, clique aqui.

[07/10/2015 23:11:23]