15/09/2015 18h15 - Atualizado em 15/09/2015 18h15

Feira do Livro de Porto Alegre divulga lista de cinco candidatos a patrono

Câmara do Livro anunciou os nomes dos cinco concorrentes para 2015.
Divulgação do patrono da 61ª edição da Feira ocorre até o fim de setembro.

Do G1 RS

Feira do Livro Porto Alegre (Foto: Josmar Leite/RBS TV)Feira do Livro de Porto Alegre será de 30 de outubro
a 15 de novembro (Foto: Josmar Leite/RBS TV)

Os cinco autores que concorrerão ao título de patrono da 61ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre já foram escolhidos. A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) divulgou nesta terça-feira (15) os nomes dos candidatos: Cíntia Moscovich, Dilan Camargo, Maria Carpi, Santiago e Valesca de Assis.

A primeira etapa do processo de escolha do patrono foi exclusiva para empresas associadas à CRL, patronos de feiras anteriores e ex-presidentes da entidade.

Agora, podem votar associados, diretoria da Câmara, ex-patronos e representantes da comunidade cultural (reitores de universidades, diretores de faculdades, titulares de entidades culturais e sociais envolvidas com a questão do livro, todas sediadas no Estado, e parceiros especiais da feira). O nome do próximo patrono deve ser anunciado até o final de setembro.

O novo patrono recebe o posto das mãos do antecessor, Airton Ortiz. A 61ª Feira do Livro de Porto Alegre será realizada entre 30 de outubro e 15 de novembro.

Confira os cinco patronáveis
Cíntia Moscovich
- Nasceu em Porto Alegre em 1958. É escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária e foi diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul. Seu livro de estreia, “O Reino das Cebolas” (1996), foi indicado ao prêmio Jabuti. Entre suas obras, estão os volumes de contos “Essa Coisa Brilhante que é a Chuva” (2012), “Anotações Durante o Incêndio” e “Arquitetura do Arco-Íris”, e romances como “Duas Iguais” e “Por Que Sou Gorda, Mamãe?”.

Dilan Camargo - Poeta, escritor e compositor nascido em Itaqui. Estreou na literatura com a coletânea poética “Em Mãos”, em 1976, e já publicou vários outros livros de poemas e infantis, como “Diário sem Data de uma Gata”, “O Embrulho do Getúlio” e “BrincRIar”. Em 2012, lançou a antologia de contos para o público juvenil “O Man e o Brother” e, em 2014, publicou três livros de poesia infantil: “Um Caramelo Amarelo Camarada”, “Álbum da Fe-Li-Cidade II” e “Rimas pra Cima”.

Maria Carpi - Nascida em Guaporé, em 1939, mora em Porto Alegre desde os 15 anos. Começou a publicar seus poemas aos 50 anos. Em 2014, lançou seu 13º livro: “O Perdão Imperdoável”. Professora, advogada e defensora pública, já publicou, entre outros, “Nos Gerais da Dor” (1990), “Desiderium Desideravi” (1991), “Vidência e Acaso” (1992) e “A Migalha e a Fome” (2000). Tem obras traduzidas para o francês e o italiano.

Santiago - Neltair Rebés Abreu (Santiago) nasceu em Santiago do Boqueirão, em 1950. Iniciou-se na arte da caricatura, retratando humoristicamente os professores dos tempos de escola. Publicou pela primeira vez no suplemento humorístico “O Quadrão”, do jornal Folha da Manhã. Começou a trabalhar profissionalmente na Folha da Tarde. Colaborou, ainda, com Correio do Povo, Coojornal, Pasquim e O Estado de S. Paulo. É autor de 16 livros. Em 1994, a revista Witty World, voltada para profissionais do desenho humorístico, incluiu Santiago na lista dos 13 melhores do mundo no gênero "Gag Cartoon" (cartum de uma única cena).

Valesca de Assis - Natural de Santa Cruz do Sul, Valesca cursou a Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora de História especializada em Ciências da Educação. Em 2010, lançou sua primeira obra infanto juvenil, “Um Dia de Gato”. Estreou como escritora em 1990, com “A Valsa da Medusa”. Também publicou os livros “A Colheita dos Dias”, “O Livro das Generosidades - Receitas Compartilhadas”, “Harmonia das Esferas”.

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de