Cultura Livros

Parte do acervo de nove nomes da literatura é disponibilizada no site do IMS

Entre os documentos estão fotos, diplomas, correspondências e crônicas de escritores como Drummond e Otto Lara Resende
Clarice Lispector (sentada) entre os pais Marieta e Pedro Foto: Divulgação
Clarice Lispector (sentada) entre os pais Marieta e Pedro Foto: Divulgação

RIO — Clarice Lispector aparece criança entre os pais e como formanda. Já Paulo Mendes Campos sai numa foto abraçado com Tônia Carreiro, enquanto autografa um livro. Fragmentos da vida dos dois, assim como de outros sete escritores, podem agora ser conhecidos em imagens, cartas e certidões, entre outros materiais.

O Instituto Moreira Salles (IMS) tornou público nesta sexta-feira a base de dados online do acervo de seu setor de literatura. Ao todo, são 21.564 documentos de nove autores: Ana Cristina Cesar, Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector, Mauricio Rosenblatt, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Roberto Piva.

Embora alguns arquivos ainda estejam acessíveis apenas para consulta presencial, todos ganharam descrições no site do IMS — incluindo título, biografia do autor e ano em que chegou à instituição.

Já em fase de testes há dois meses, o link disponibilizado agora é resultado de um trabalho que começou há cinco anos e meio sob o comando de Elvia Bezerra, coordenadora de literatura do IMS.

— Quando entrei aqui, começamos a trabalhar na descrição dos documentos já com o objetivo futuro de disponibilizá-los ao público. Com essa base, facilitamos a pesquisa e, ao mesmo tempo, ajudamos a tornar os materiais desses escritores conhecidos. Já pensou ler crônicas do Paulo Mendes Campos de casa ou saber mais sobre alguns dos 55 cadernos dele? — diz Elvia.

Paulo Mendes Campos e Tônia Carreiro Foto: Divulgação
Paulo Mendes Campos e Tônia Carreiro Foto: Divulgação

Ela lembra que, nos casos em que o material só possa ser acessado presencialmente, os interessados podem agendar uma visita ao acervo pelo e-mail literatura@ims.com.br.

Entre os desafios da empreitada, Elvia ressalta a adptação do programa virtual:

— Tivemos dificuldade em encontrar uma base. Softwares para descrever arquivos ainda são uma grande questão, mas tentamos seguir a linha do que era já usado pelo setor de fotografia e de música do IMS, contando para isso com customização de Eliane CAstro e Roberta Zanatta em um trabalho conjunto com a arquivista Julia Menezes.

Para setembro está prevista a inclusão, no site, de documentos sobre Erico Verissimo, Mário Quintana e Décio de Almeida Prado.