Cultura Livros

Brasil em Prosa: concurso de contos promovido pelo GLOBO e pela Amazon anuncia 20 finalistas

Os três vencedores da disputa, que tem apoio da Samsung, serão conhecidos no dia 29 de agosto
Dois dos 20 finalistas do concurso Brasil em Prosa Foto: Reprodução
Dois dos 20 finalistas do concurso Brasil em Prosa Foto: Reprodução

RIO - Romance, humor, mistérios, lembranças, distopias, toques surrealistas. Foram muitas e muito diversas as histórias contadas pelos participantes do concurso Brasil em Prosa, promovido pelo GLOBO e pela Amazon, com o apoio da Samsung — ao longo de um mês e meio, foram quase 6,5 mil contos inscritos. Desses, saíram os 20 finalistas (veja a lista completa ao lado) que, já nessa fase, também são premiados: cada selecionado ganhará uma assinatura digital do GLOBO por três meses, um Kindle e assinatura de um ano do programa Kindle Unlimited.

Os contos, que para serem inscritos precisavam ser inéditos, vão desde uma história de amor aos livros e autores, como em “A biblioteca do Mediterrâneo”, de Gabriela Bazan Pedrão, e “Encontro lisboeta”, de Angela Marsiaj, a uma declaração apaixonada, mas recheada de ironia, ao Rio de Janeiro, caso de “1906”, de Ion Constantinescu. Pinceladas surrealistas podem ser vistas em “O coelho branco”, de Irka Barrios, e uma angustiante visão de amor paterno perpassa o trágico “O verão”, de Alfredo Nugent Setubal. O humor também aparece, em diferentes matizes, em textos como “O lugar mais feliz da Terra”, de Pedro Miller; “Genética”, de Eduardo Villela, e “A arte de morrer ou Marta Díptero Braquícero”, de Bruno Ribeiro.

PREMIAÇÃO ACONTECERÁ DIA 6 DE SETEMBRO

Agora, os 20 textos serão avaliados pelo júri final do concurso, formado pela escritora Carola Saavedra, um dos importantes nomes da nova literatura brasileira, com romances publicados pela Companhia das Letras; pelo crítico José Castello, colunista do Prosa; pelo repórter Guilherme Freitas, e por Mànya Millen, editora do caderno. Do conjunto sairão os três vencedores, que serão conhecidos na próxima edição do Prosa, dia 29. Os premiados terão o seu conto publicado no Prosa (a partir do dia 5 de setembro), a tradução do texto para o inglês, ganharão uma assinatura digital do GLOBO por um ano e um tablet da Samsung (modelo Tab A para o primeiro colocado e Tab E para o segundo e terceiro lugares).

— O amor foi o tema principal na maioria dos contos inscritos, com muitas histórias sobre separações, traições, encontros e reencontros. E, claro, com muitos altos e baixos nas narrativas apresentadas, como em qualquer concurso — observa Mànya. — O importante é que também houve muitos autores que conseguiram escolher assuntos mais inusitados, e contaram boas histórias apresentando domínio da escrita.

A premiação acontecerá dia 6 de setembro, às 11h, na Bienal Internacional do Livro do Rio, que ocupará o Riocentro entre os dias 3 e 13. Para marcar o evento, um debate, mediado por Mànya, vai reunir os jurados José Castello e Carola Saavedra — ela mesma finalista de uma das edições do concurso Contos do Rio, promovido pelo Prosa entre 2003 e 2010 —, e a escritora niteroiense FML Pepper, fenômeno editorial que nasceu justamente na plataforma de autopublicação da Amazon.

Em 2012, ela publicou “Não pare!”, primeiro volume de uma trilogia de fantasia dedicada ao segmento literário para jovens adultos. O sucesso foi tamanho que, em pouco tempo, ela se tornou um dos dez autores mais vendidos do site nessa área. Em 2015, a obra de Pepper foi além do formato digital: a editora Valentina publicou “Não pare!” e também “Não olhe!”, o segundo volume da série protagonizada por Nina, adolescente que tem como marca registrada estranhas pupilas com linhas verticais.

VEJA A LISTA DOS 20 FINALISTAS

“A arte de morrer ou Marta Díptero Braquícero”, de Bruno Ribeiro

“Bem aqui”, de Frini Georgakopoulos

“A biblioteca do Mediterrâneo”, de Gabriela Bazan Pedrão

“Carvão sobre papel”, de Márcio M. Rodrigues

“O coelho branco”, de Irka Barrios

“Crime futuro”, de Thiago Lee

“Doses de orgulho e vergonha”, de T. K. Pereira

“Encontro lisboeta”, de Angela Marsiaj

“Enfim Clarice”, de Giulia Gambassi

“Entre duas gotas de chuva”, de Viviane Maurey

“Genética”, de Eduardo Villela

“O lugar mais feliz da Terra”, de Pedro Miller

“O menino, a praça e o tempo”, de Lúcio H. Saretta

“1906”, de Ion Constantinescu

“Port-au-prince Amazônia”, de Diego Farias

“Reminiscências”, de Ana Cláudia Martins

“Sombras”, de Eduardo Sabino

“Sonífera ilha”, de André Timm

“Últimos minutos”, de Camila Moreira

“O verão”, de Alfredo Nugent Setubal