SP poderá ter novo festival literário
PublishNews, Leonardo Neto, 21/08/2015
Encontro Mundial da Invenção Literária (Emil) será uma correalização da Secretária Municipal de Educação de São Paulo, Academia Paulista de Letras, CBL e ANL

Ainda nesse ano, a cidade de São Paulo poderá ganhar um novo evento literário. Trata-se do Encontro Mundial da Invenção Literária (Emil), que foi proposto pela Academia Paulista de Letras e abraçado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Secretaria Municipal de Educação. O evento está programado para acontecer entre os dias 12 e 15 de novembro, em 30 livrarias e espaços culturais espalhados pela capital paulista. A previsão é que participem do evento, 100 autores nacionais e 20 internacionais. Com curadoria de Manuel da Costa Pinto, o Emil tem na sua lista de autores convidados (não confirmados ainda) nomes como Ana Maria Machado, Lygia Fagundes Teles, João Gilberto Noll, Nélida Piñon, Paulo Scott, Ana Maria Martins, Daniel Munduruku, Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares, Enrique Vila-Matas, Lionel Shriver e Leonardo Padura.

O anúncio do novo evento foi feito nesta quinta-feira (20), em uma sessão na Academia Paulista de Letras, por Gabriel Chalita, que, além de presidente da entidade, é também secretário de Educação da cidade de São Paulo. “Chalita convocou a todos e fez questão de que o evento acontecesse nas livrarias da cidade para aproximar as pessoas ao dia a dia do livro”, disse Afonso Martin, presidente da ANL.

O evento tem orçamento de R$ 2.595.580,00 já aprovado pelo Ministério da Cultura e com captação liberada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Segundo apurou o PublishNews, há um patrocinador máster em vista, mas os organizadores prefeririam não revelar qual é.

[21/08/2015 09:30:16]