Rejuvenescimento
PublishNews, Emma Barnes, 20/08/2015
Emma Barnes foi passar uns dias de férias na Escócia e voltou mais afiada que nunca

Então, acabei de voltar de umas férias gloriosas na Escócia com os meninos. Nós subimos no trem chamado Caledonian Sleeper e passamos dias ensolarados em praias desertas e montanhas, com céus azuis e longos almoços. Foi glorioso e por alguns dias, longe de longos dias em um laptop, minha coluna se endireitou, consegui um pouco de vitamina D e meu cérebro descansou um pouco. E juro que as coisas pareciam diferentes quando voltei. Com a cabeça mais limpa e mais brilhante, vi imediatamente como resolver um problema de código que tinha me deixado desconcertada por algumas semanas. Fiz uma atualização na interface do Bibliocloud – algumas poucas mudanças no CSS que levaram a uma diferença entre uma interface um pouco indigesta e pesada, e outra bem mais calma, limpa e organizada. Entrava nas reuniões com clientes cheia de renovado entusiasmo sobre nossos projetos.

É a já clássica necessidade de uma pausa para rejuvenescer a mente. Aqui está minha lista de coisas para pensar e fazer enquanto você está com a mente e os olhos renovados.

1. Considere seus objetivos
Com seu cérebro renovado das férias, reflita sobre o cenário total. O olhar de horror fascinado nos rostos das crianças quando perguntam em que ano eu nasci só vai piorar à medida que o tempo passa. É extremamente importante considerar quantos anos eu ainda tenho e o que quero fazer com eles. Sou quem quero ser? Gosto do meu trabalho? Gosto das pessoas com quem quero passar o tempo? O que eu quero conseguir antes de morrer? Porque se não tenho certeza de que gosto das respostas a estas perguntas agora, então vou começar a ficar sem tempo. Estarei morta em 2070, no máximo. O mais provável é que eu tenha uns 35 anos sobrando. É melhor fazer algo com isso.

2. Considere o seu trabalho
Quando eu era compradora na B&Q, fui ao médico com os sinais clássicos de estresse. Falta de ar, dores de cabeça constantes, exaustão. A médica não me receitou uma pílula mágica. Ela disse: “bem, você precisa conseguir um trabalho diferente”. Na época, fiquei furiosa. Era impossível deixar meu emprego –era o emprego dos meus sonhos, tudo pelo que eu tinha trabalhado! Olhando para trás, estou inteiramente de acordo com ela. A melhor solução para um problema é resolver sua raiz. E era um trabalho horrível, de todas as maneiras, algo que só percebi depois que pedi demissão. Você precisa de um pouco de espaço para ver como um trabalho é ruim.

3. Avaliar os objetivos da sua empresa
As mesmas grandes perguntas podem ser feitas sobre sua empresa. Giro os olhos quando vejo biografias no Twitter que dizem “todos os pontos de vista são meus e não do [meu empregador]”. Empresas “são” pessoas. É claro que suas opiniões são as do lugar em que você trabalha – e se não forem, você está em um emprego onde precisa usar uma máscara o dia todo e, meu amigo, isso é cansativo.

Então pergunte a si mesmo: somos felizes fazendo os livros que fazemos? Da forma como fazemos? Somos felizes com os tipos de autores que trabalhamos? Nossos clientes? Gostaríamos que as coisas fossem mais fáceis? Mais rápidas? Ou mais lentas? Não há respostas certas: o truque principal é decidir o que “felicidade” significa para a sua empresa. Cumprir o orçamento? Funcionar como um relógio? Fazer outras pessoas – autores, clientes – felizes? Devolver à comunidade? Vencer a concorrência? Ter orgulho de sua contribuição para a soma total do conhecimento humano?

Esse tipo de análise pode ser difícil de fazer a partir de uma posição de nível médio na empresa. Se você não gostar das respostas, é difícil criar a mudança. Há algumas soluções para isso. Saiba como influenciar as pessoas com quem você trabalha para mover as operações da empresa a fim de combinarem com seus desejos, ou encontre outro lugar para trabalhar. Isso pode parecer impossível – você está no emprego dos seus sonhos, certo? Por favor, veja o ponto 2, acima.

4. Avalie o fluxo de trabalho da sua empresa
Depois de ficar um pouco distante, voltar para um fluxo de trabalho claramente disfuncional faz com que você fique ainda mais impaciente por mudanças. Se consegue ver que há redundância, sobreposição e um desalinhamento de responsabilidade, autoridade e capacidade, agora é a hora de planejar como mudar as coisas.

Eu realizo um workshop de fluxo de trabalho com duração de um dia muito produtivo para nossos clientes. De manhã, mapeamos os processos existentes da empresa. Detalhamos todas as reuniões, todas as planilhas, todos os lugares onde os mesmos dados são mantidos (ou não), todas as tarefas que todo mundo faz para que um livro chegue para o mercado. Na hora do almoço, fica bastante aparente onde estão as sobreposições e redundâncias. E assim, à tarde, cheios de otimismo e emocionados pois realmente podemos conseguir melhorar as coisas, mapeamos como queremos trabalhar: quem deve fazer o quê, e quando, e qual deveria ser a fonte de dados em cada etapa do processo. Ter certo seu fluxo de trabalho é muito mais importante do que conseguir o sistema de computador correto. E você pode corrigir isso sozinho, sem caros consultores externos, pelo preço de um dia longe da mesa, alguns Post-its e uma caneta.

5. Escreva mais
Às vezes, quando estou trabalhando em coisas da Snowbooks, eu xingo a Bibliocloud, porque só deixa o trabalho mais difícil. Ocasionalmente fico com vontade de ter um dia tranquilo trabalhando apenas com entrada de dados, sem necessidade de muito trabalho intelectual – porque escrever e pensar é bastante duro. Use seu cérebro renovado pelas férias para fazer as difíceis tarefas de redação necessárias para ter mais clareza de pensamento. Inscrição em prêmios, pedidos de bolsa, propostas estratégicas, planos de marketing, press releases, planos de negócio – prefiro um dia com 18 horas escrevendo código em vez destas tarefas, sempre. Escrever me parece algo terrivelmente difícil e preciso de um cérebro renovado para conseguir.

6. Aprenda a programar
Porque se você não se decide a aprender a usar as ferramentas do seu negócio quando está revigorado e rejuvenescido, quando é que isso vai acontecer? Sete anos e contando, amigos. É quando as crianças que aprenderam a programar na escola vão começar a se formar.

Não deixe escapar a sensação de rejuvenescimento e frescor que as férias proporcionam tirando o atraso com seus e-mails. Faça com que os próximos quatro meses, até o Natal, valham a pena. Use-os para ter certeza que, nesta época no próximo ano, as coisas melhoraram. Porque é urgente agora: você só tem algumas décadas pela frente.

[19/08/2015 14:34:25]