Publicidade

Gois de papel

A coluna de hoje, domingo, dia 02/08/2015

A turma não descansa
Depois de ter promovido um escarcéu para tentar convencer, sem sucesso, Caetano e Gil a cancelarem um show em Israel, a ONG BDS mira agora na Rio 2016.
Dia 6, haverá no Sindicato dos Engenheiros do Rio o lançamento da campanha internacional pelo fim do contrato do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos com a empresa de segurança israelense ISDS.

Segue...
A tal empresa é acusada de ajudar a treinar e armar grupos paramilitares em Honduras e na Guatemala na década de 1980.

Apuração S.A.
Veja como a Petrobras, depois da Lava-Jato, passou a produzir em grande quantidade, além de petróleo e gás, relatórios sobre seus negócios.
De março de 2014 para cá, a auditoria interna da estatal enviou a órgãos de fiscalização e controle, como MPF, Polícia Federal e TCU, cerca de 5 mil relatórios.

Marina vem aí
A ecologista Marina Silva anda afastada do noticiário. Mas sua Rede Sustentabilidade garante já ter um número mais do que suficiente de eleitores para o registro no TSE.
Marina, como se sabe, quase liderou, em determinados momentos, a corrida presidencial do ano passado. Foi abatida pela baixaria da campanha petista do marqueteiro João Santana, que a acusou de querer adotar uma política econômica parecida com essa pela qual Dilma se encantou.

No mais
De um empresário gaiato:
— O governo conseguiu criar duas poderosas franquias de lojas que se multiplicam pelo país: a “Passo o Ponto” e a “Aluga-se”.
Faz sentido.

Monsieur Carvalhô
O último número da revista “Magazine Litteraire”, mais importante publicação da França sobre livros e escritores, dedica quatro páginas ao nosso Bernardo Carvalho, 55 anos, autor, entre outros, de “Aberração”.
Bernardo mereceu uma foto de página inteira e uma ótima entrevista do tipo pingue pongue.

Enquanto isso...
Na mesma revista, na sessão de “não recomendados”, aparece outro brasileiro — Paulo Coelho.
Diz lá que seu livro “Adultério” é “um samba em 78 rotações”, e que Paulo “está para Jorge Amado como Ribéry está para Garrincha” — ou seja, é bom, mas... está longe de ser um cracaço. Maldade.

Cartas para minha mãe
A bailarina e escritora cubana Tereza Cárdenas será uma das palestrantes do I Congresso Brasileiro de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste, que começa quinta agora, em Nova Iguaçu, RJ.
A autora do premiado “Cartas para minha mãe” participará da mesa “Autoria feminina negra na diáspora”, com a brasileira Conceição Evaristo, 68 anos, autora de “Becos da memória”.

Três vezes Beth

Jamilly Mariano, de 8 anos, Stephane Serrat, de 26, e Eduarda Fadini, de 39, vão viver Beth Carvalho, de 69, no teatro.

As talentosas aqui ao lado vão viver Beth Carvalho, 69 anos, em diferentes fases da vida no musical “Andança”, sobre a sambista.
A imagem, feita na quinta, é um dos primeiros registros de Jamilly Mariano, de 8 anos, Stephane Serrat, de 26, e Eduarda Fadini, de 39, juntas numa mesma foto. Sucesso!

Povo meditabundo
A crise que fecha lojas país afora e aperta o orçamento do brasileiro parece estar beneficiando, veja só, os... centros de meditação.
No carioca Nirvana, por exemplo, 140 alunos se matricularam em julho, maior procura dos últimos cinco anos.

A Bienal e a Flip
Os 70 anos do fim da Segunda Guerra e também da morte de Mário de Andrade serão lembrados na Bienal do Livro, em setembro, no Rio.
Sobre a guerra, haverá uma mesa com o jornalista William Waack, o historiador Cesar Campiani Maximiano e o escritor Paulo Gurgel Valente — filho de Clarice Lispector —, com mediação de Arthur Dapieve.

Já...
Mário de Andrade, homenageado na Flip este ano, será lembrado pelo biógrafo Eduardo Jardim e pelo sociólogo Sérgio Miceli de Barros.

Ruas olímpicas
Com uma forcinha da prefeitura do Rio, a tradição de pintar as ruas na Copa será reeditada nas Olimpíadas.
O governo municipal vai selecionar dez grupos de moradores e premiar, cada um, com R$ 20 mil para que pintem e decorem suas ruas com temas dos Jogos do Rio.

Leia também