Publicidade
Publicidade
A Biblioteca Britânica no Museu AfroBrasil
PublishNews, 30/06/2015
Instalação no Museu AfroBrasil (SP) é composta por 6.225 livros identificados na lombada por nomes de imigrantes ou descendentes que contribuíram para a cultura inglesa

“The British Library”, a biblioteca britânica, do artista plástico nigeriano-britânico Yinka Shonibare, é uma das obras de destaque da exuberante exposição “Africa Africans” no Museu AfroBrasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A biblioteca de Yinka é uma grande instalação composta de 6.225 livros coloridos identificados na lombada por nomes de imigrantes ou descendentes, célebres ou anônimos, que contribuíram para a cultura inglesa, mostrando como a Grã-Bretanha é uma sociedade multicultural. A exposição “Africa Africans” é, segundo o Museu AfroBrasil, a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no País, com cerca de 100 obras e mais de 20 artistas. A exposição fica até o dia 30 de agosto.

Os livros são encapados por tecidos coloridos, os dutch wax, que se popularizaram como “tecidos africanos tradicionais”, mas, de fato, são confeccionados na Holanda com o uso de técnicas baseadas no batik indonésio. Ou seja, se trata de uma invenção holandesa-indonésia que se tornou tradicional-africana e, nesta obra, é recriada por um artista britânico-nigeriano. Não é uma brincadeira de identidades. Identidades não são rótulos ou títulos estáticos, mas plurais, um conjunto que transita entre continentes, países, etnias e culturas. Mas que podem, ao mesmo tempo, formar um país ou uma biblioteca. “British Library”, nome da instalação, evoca evidentemente a British Library, a biblioteca nacional britânica que pertencia ao British Museum, e talvez Yinka esteja também lidando com a dimensão colonial do conhecimento, formação de museus e bibliotecas e sua interface de violência, exploração e preconceito.

A materialidade da biblioteca e dos livros, com suas estampas e cores, lombadas e espessuras, evoca a presença física das pessoas, dos imigrantes, da diversidade real e não apenas como uma neutra referência virtual. Assim, lembramos que existem pessoas em permanente movimento, incluindo as imigrações, os deslocamentos e também o desespero de milhares de refugiados em navios precários em seu êxodo da África para a Europa.

Bibliotecas, como espaços culturais e públicos, e seus programas de leitura, são abrigos e incubadoras de conhecimentos ancestrais e novos. Têm acumulado experiências significativas de políticas de inclusão, de cidadania e de tolerância. Contribuem para que pessoas e a sociedade criem e debatam ideias, inventem projetos e sonhos, estabeleçam relações e conexões, aprendam trabalhos e obtenham empregos. Em Jornalismo e Emoções, artigo recentemente publicado no suplemento Aliás, do Estadão, os pesquisadores norte-americanos Leni Bech Sillesen, Chris Up e David Uberti sugerem que a leitura de narrativas impressas acentua efetivamente a empatia entre as pessoas, o sentido da solidariedade individual e social – diferentemente da leitura virtual, superficial e distraída, sem compromisso e conexão com o mundo “real”. O texto mostra que a virtualização do Outro pode gerar o oposto de empatia e solidariedade.

A instalação “The British Library” também permite comentar o exemplar trabalho de edição de livros e catálogos de exposições que o Museu AfroBrasil realiza desde a sua fundação. São dezenas de publicações, entre elas Arte, adorno, design e tecnologia no tempo da escravidão (exposição que ganhou um espaço próprio no Museu); Da cartografia do poder aos itinerários do saber; Teodoro Sampaio. O sábio negro entre os brancos e Quenum. O dragão entre dois mundos – e que podem ser adquiridas na loja do museu. Museus como a Pinacoteca e o Masp também costumam editar catálogos com as principais exposições.

Além disso, o Museu mantém a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, acolhedora e simpática, com um bom acervo de temas afrobrasileiros, que inclui história, antropologia, história da África, escravidão, presença dos negros nos Estados Unidos e outros. A biblioteca, inaugurada em 2005, lembra Carolina, a catadora de papel que viveu na favela do Canindé, em São Paulo, e que se tornou escritora com a publicação, em 1960, do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edibolso).

Entre o acervo permanente e as excelentes exposições temporárias, o Museu AfroBrasil, dirigido por Emanoel Araújo, tem se constituído no mais instigante museu paulistano. As exposições do Museu AfroBrasil são sempre originais em sua curadoria e maneira de exibir, expondo documentos e arte, erudito e pop, artesanato e artistas consagrados, um diálogo entre as peças, seu modo de produção, sua inserção social e seu valor dentro do museu.

O conceito do Museu AfroBrasil propõe uma abordagem da presença afrobrasileira que não é tratada como uma influência externa sobre o Brasil, como uma onda imigrante, mas como parte constitutiva do que se tornou o País, da mesma forma que os índios, os imigrantes e todos os outros grupos populacionais. Assim, a exposição permanente não é linear ou cronológica, para não tornar “pontual” a presença afro-brasileira (a partir da escravidão), que, ao contrário, é fundadora e está em todos os tempos e espaços de nossa história. Somos como a “The British Library” de Yinka Shonibare, com suas identidades multiculturais individuais e coletivas, formando uma “biblioteca brasileira”.

Roney Cytrynowicz é historiador e escritor, autor de A duna do tesouro (Companhia das Letrinhas), Quando vovó perdeu a memória (Edições SM) e Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial (Edusp). É diretor da Editora Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História e editor de uma coleção de guias de passeios a pé pela cidade de São Paulo, entre eles Dez roteiros históricos a pé em São Paulo e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo.

Sua coluna conta histórias em torno de livros, leituras, bibliotecas, editoras, gráficas e livrarias e narra episódios sobre como autores e leitores se relacionam com o mundo dos livros.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Roney Cytrynowicz parte da polêmica lei polonesa que quer incriminar quem se referir aos campos de extermínio como poloneses e não nazistas para falar de dois livros essenciais para entender a questão
O que significa, em 2018, manter uma publicação impressa como o Almanaque Pensamento, que tem exatas 200 páginas de previsões astrológicas e outras previsões para todos os dias do ano?
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz conta a história da escritora japonesa Mitsuko Kawai e a sua relação com a Biblioteca Amadeu Amaral localizada no bairro paulistano da Saúde
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz pega carona no relançamento de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato, pelo selo Globinho, para fazer uma reflexão do mundo atual
A partir de Primo Levi e Anne Frank, Roney Cytrynowicz analisa a difusão da fotografia do menino Omran Dagneesh dentro de uma ambulância após ser ferido no bombardeio de Alepo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Alguns livros devem ser degustados, outros engolidos e apenas alguns poucos devem ser mastigados e digeridos.
Francis Bacon
Político, filósofo e ensaísta inglês (1951-1626)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar