Cultura Livros

Em homenagem a García Márquez, chefs colombianos cozinham pratos de Macondo

A cada dia, restaurante lê trechos de 'Cem anos de solidão' e prepara receitas

BOGOTÁ - O fenômeno da gourmetização chegou a Macondo. Além de ter espalhado borboletas amarelas e peixinhos sem ter fim por seu espaço, a Feira do Livro de Bogotá (Filbo) que materializar a cidade imaginária criada por Gabriel García Márquez, a "convidada de honra" desta edição da feira. No pavilhão que homenageia Macondo, dois chefes se empenham em preparar pratos citados em "Cem anos de Solidão" (Record) ou pelo menos inspirados em trechos e personagens do livro.

Os chefs Eduardo Martínez e Antonuela Ariza, donos do badalado restaurante Minimal, fizeram uma pesquisa para recriar os pratos. Afinal, "Cem anos de solidão" não dá receita de nada, deixando espaço livre para a imaginação. Os dois são conhecidos na Colômbia por resgatarem ingredientes pouco conhecidos. E também por usarem como fornecedores comunidades de produtores independentes.

Veja abaixo os pratos, explicados por Antonuela Ariza:

1. Massa de inhame com feijão guajiro

Massa de inhame com feijão guajiro Foto: El Tiempo / GDA
Massa de inhame com feijão guajiro Foto: El Tiempo / GDA

"Em certo ponto do livro, Gabo menciona personagens que vêm de Manaure, que é um município na região da Guajira, no Norte da Colômbia, visitar Macondo. E eles comem inhame.Usamos o feijão da mesma região, porque é um alimento importante que deve ser protegido."

2. Gelo dourado com folha de coca

Gelo dourado com folha de coca Foto: El Tiempo / GDA
Gelo dourado com folha de coca Foto: El Tiempo / GDA

"Este é o trecho famoso, no começo do livro, quando José Arcádio e Aureliano vão com seu pai conhecer o gelo. Quisemos usar as folhas de coca como uma referência aos indígenas, que até hoje a usam. Servimos o gelo para todos consumirem com as mãos, como as duas crianças quando foram conhecê-lo."

3. A sopa de camarões de Nigromanta

Sopa de camarões de Nigromanta Foto: El Tiempo / GDA
Sopa de camarões de Nigromanta Foto: El Tiempo / GDA

"Esta é uma sopa com leite de coco, tomate e verdolaga ( verdura típica da Colômbia ). Quando Amaranta Úrsula regressa a Macondo, depois de uma temporada na Europa, a escrava Nigromanta a serve em casa. E Nigromanta fazia uma sopa de verdolaga e hortelã. Como Amaranta Úrsula gostava dos mariscos, colocamos os camarões."

4. Peixinhos dourados

Peixinhos dourados Foto: El Tiempo / GDA
Peixinhos dourados Foto: El Tiempo / GDA

"Esta é uma referência à passagem clássica de quando os personagens fundem moedas de ouro para fazer peixinhos dourados. Aqui, eles são se chocolate, servidos com essas moedas douradas."

*O repórter viajou a convite da Invest in Bogotá